Tadeu Calheiros solicita nomeação de dentistas aprovados em concurso público

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento de sua autoria, 11937/2022, dirigindo indicação à Prefeitura para reiterar o pleito de nomeação de, pelo menos, três candidatos aprovados no concurso público nº 001/2019 da Secretaria de Saúde para o cargo de cirurgião dentista, em substituição aos profissionais aposentados. Durante a reunião plenária desta terça-feira (29), o parlamentar também discutiu um projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadão do Recife ao médico Antônio Lopes Miranda.

Sobre a nomeação dos concursados, ele disse tratar-se de uma necessidade. “Sabemos que precisa de muito mais na rede pública. Só temos 38% de cobertura de saúde bucal no Recife. Citamos os nomes e o local de onde estão os três profissionais aposentados e vemos a necessidade de nomeação de todos os candidatos aprovados. Faremos essa observação semanalmente, seja para psicólogo, profissional da educação física, médico, enfermeiro, técnico, ou seja, todos os profissionais. Espero que essa nomeação saia de forma urgente”.

Na justificativa do requerimento, Tadeu Calheiros ressalta que, não bastasse a carência de pessoal e a necessidade de nomeação de todos os candidatos aprovados, depara-se com a impostergável nomeação, em caráter de urgência, de pelo menos três dos aprovados no concurso público nº 001/2019 da Secretaria de Saúde para o cargo de cirurgião dentista 20h, em substituição aos profissionais aposentados, além dos profissionais objeto do requerimento 11527/2022. "Por todas essas razões, solicitamos o apoio dos nobres vereadores dessa Casa para a aprovação do presente requerimento". A proposição foi aprovada.

Título de Cidadão a Antônio Lopes Miranda – Na mesma reunião, Tadeu Calheiros subiu novamente à tribuna da Câmara para discutir o projeto de decreto legislativo nº 58/2022, de sua autoria. A matéria, que foi aprovada pelo plenário, visa a conceder o Título de Cidadão do Recife ao médico Antônio Lopes Miranda.

Natural de Moreilândia (PE), Antônio Lopes é conhecido por sua atuação em cirurgia-geral, em especial no serviço público. Ao longo de seus 50 anos de carreira profissional, também ajudou a formar médicos da área que atuam em Pernambuco, em outros estados brasileiros e em outros países. “É um médico extremamente adorado pela grande maioria dos médicos pernambucanos e de outros estados. Doutor Antônio Lopes tem uma vida dedicada à cirurgia geral, sendo chefe de serviço do Hospital da Restauração por vários anos”, disse Calheiros na ocasião. “É uma pessoa que se dedica integralmente à medicina, com um olhar humanista absurdo. É uma pessoa que transmite luz por onde passa e com quem se relaciona”.

Clique aqui e aqui para assistir a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.11.2022