Câmara concede o Título de Cidadão do Recife ao médico Antônio Lopes Miranda

Natural de Moreilândia (PE), o médico Antônio Lopes Miranda é o mais novo cidadão do Recife. O Título de Cidadão foi concedido na tarde desta terça-feira (20) pela Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Amigos, ex-alunos e familiares e autoridades da área médica compareceram à reunião solene, que foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS).

Lopes é Conselheiro do Conselhor Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) há duas décadas e membro e 2º Tesoureiro da Associação Médica de Pernambuco. Sua atuação inclui instituições como as maternidades Barros Lima, da Encruzilhada e de Afogados, bem como o Centro Hospitalar da Polícia Militar de Pernambuco e o Hospital Geral do Exército. Mas foi ao Hospital da Restauração (HR), onde foi preceptor de cirurgia, chefe de plantão, chefe da Cirurgia Geral e diretor geral, dentre outros cargos, que dedicou a maior parte de sua carreira.

Em seu discurso de homenagem, Tadeu Calheiros salientou o profissionalismo e a generosidade do novo cidadão. “Doutor Antônio é um cirurgião reconhecido por toda a sociedade acadêmica e médica. É um ser, como eu costumo dizer, iluminado, que transmite boas energias para todos. Que se preocupa com todo mundo, seja com uma pequena dor, seja com uma grande dor”, disse. “Eu tive a oportunidade de ser seu aluno – não de cirurgia-geral, mas no Conselho Regional de Medicina. Ouvir doutor Antônio em uma plenária, em uma sessão de julgamento, ouvir seus pareceres, são ensinamentos. A forma como ele acolhe as pessoas e o cuidado que ele tem com elas me torna um verdadeiro fã”.

Após o pronunciamento, o parlamentar entregou ao homenageado o Título de Cidadão do Recife e a respectiva Medalha. Em seguida, a tribuna foi ocupada pelo médico Eduardo Magalhães, que falou em nome dos residentes que receberam lições de Antônio Lopes Miranda, e pelo presidente do Cremepe, Maurício Matos.

Antônio Lopes Miranda se dirigiu ao plenário para contar detalhes de sua trajetória, da vida rural no semiárido pernambucano aos reconhecimentos acadêmicos e profissionais que marcam a sua história na medicina. Dedicou o título a sua família de origem e a sua esposa, filhos, noras e netos, bem como aos seus professores e mestres.

A atuação no Hospital da Restauração não deixou de ser dastacada pelo homenageado no seu discurso. “No HR me tornei um médico conhecido e passei a ser mais respeitado. Devo o meu nome de médico de referência não as demais hospitais por onde passei, mas ao meu querido HR”, afirmou.

Ao final da reunião solene, o vereador Zé Neto agradeceu a Tadeu Calheiros pela oportunidade de conduzir a cerimônia. “Quero fazer um agradecimento ao meu amigo, o vereador Tadeu Calheiros, por nos dar a honra de presidir esta reunião solene. Esta Casa faz uma justa homenagem, que foi aprovada por unanimidade por todos os pares”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 20.12.2022