Câmara concede Título de Cidadão do Recife ao maestro José Renato Accioly
Natural de Fortaleza (CE), José Renato Accioly é maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Recife. Em seu currículo, que alia a regência com a educação musical, se acumulam projetos como o Circuito Sinfônico, o Pernambuco Sinfônico, o Festival São João Sinfônico e apresentações com artistas como Mônica Salmaso, Guinga e Quinteto Violado.
Após a execução do Hino Nacional por integrantes da Orquestra Criança Cidadã, a vereadora Dani Portela subiu à tribuna do plenário para defender uma retomada da valorização da cultura no país. “Eu queria que, nesta homenagem, a gente entendesse a importância que a música, a cultura, a arte e a educação têm como poder de transformação social. Transformação individual das pessoas que são tocadas por ela, mas [também] uma transformação coletiva. Que as mãos desse maestro, que regem e que regeram tantas sinfonias em um mundo que anda tão fora de tom, sigam sendo iluminadas – agora, como do mais novo cidadão, que sempre foi do coração da cidade do Recife”.
O evento foi pontuado por apresentações de diversos artistas, como os músicos Gabriel David, Eltony Nascimento e Josias Adolfo. Além da concessão do Título de Cidadão a Accioly, a vereadora Dani Portela também realizou a entrega do voto de aplauso aprovado pela Câmara ao maestro Lanfranco Marcelletti Jr., que assumiu regência titular da Orquestra Sinfônica do Recife em 2021.
Em seu pronunciamento, o novo cidadão do Recife falou sobre sua trajetória pessoal e musical, destacando projetos que integrou – a exemplo do Coro Ernâni Braga, do Coral São Pedro Mártir, do Baile do Menino Deus – e a experiência do trabalho com a juventude, exercida em instituições como a Orquestra Criança Cidadã. O discurso também frisou a importância do encontro com o público e com os colegas do meio musical, muitos dos quais se encontravam no plenário.
“A gente, da arte, tem necessidade vital de ter contato com as pessoas. A gente não escolhe essa profissão por vontade, mas por necessidade: necessidade de estar com as pessoas”, refletiu. “Eu gosto de fazer música com muita gente. Quando a gente faz música sozinho, tem um sabor. Mas quando a gente faz música com muita gente junta, a gente compartilha de uma experiência que é mágica. Compartilhamos emoção, com as sonoridades que, porventura, vêm. E compartilhando não só com a gente, mas com o público”.
Na reunião solene, a vereadora Cida Pedrosa – que é natural de Bodocó (PE) e Cidadã do Recife desde 2018 – não deixou de compartilhar sua experiência como laureada do Título. “Nós, que fazemos parte desta cidade sabemos o quanto é emocionante e bom concretizar a existência de uma cidadania. É com muita honra que a Câmara do Recife votou o Título de Cidadão para José Renato. A gente parabeniza a iniciativa de Dani Portela, essa vereadora aguerrida, amiga e parceira da cultura”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 15.12.2022