Câmara concede Título de Cidadão do Recife ao maestro José Renato Accioly

Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Orquestra de Câmara de Pernambuco, Festival São João Sinfônico, Orquestra Sinfônica do Recife. Esses são alguns dos espaços que marcam a conexão de Pernambuco e sua capital com o maestro José Renato Accioly – que foi homenageado pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (15). Por iniciativa da vereadora Dani Portela (PSOL), Accioly recebeu do Poder Legislativo o Título de Cidadão do Recife em uma cerimônia que reuniu músicos, familiares e amigos no plenário da Casa. A solenidade foi presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).

Natural de Fortaleza (CE), José Renato Accioly é maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Recife. Em seu currículo, que alia a regência com a educação musical, se acumulam projetos como o Circuito Sinfônico, o Pernambuco Sinfônico, o Festival São João Sinfônico e apresentações com artistas como Mônica Salmaso, Guinga e Quinteto Violado.

Após a execução do Hino Nacional por integrantes da Orquestra Criança Cidadã, a vereadora Dani Portela subiu à tribuna do plenário para defender uma retomada da valorização da cultura no país. “Eu queria que, nesta homenagem, a gente entendesse a importância que a música, a cultura, a arte e a educação têm como poder de transformação social. Transformação individual das pessoas que são tocadas por ela, mas [também] uma transformação coletiva. Que as mãos desse maestro, que regem e que regeram tantas sinfonias em um mundo que anda tão fora de tom, sigam sendo iluminadas – agora, como do mais novo cidadão, que sempre foi do coração da cidade do Recife”.

O evento foi pontuado por apresentações de diversos artistas, como os músicos Gabriel David, Eltony Nascimento e Josias Adolfo. Além da concessão do Título de Cidadão a Accioly, a vereadora Dani Portela também realizou a entrega do voto de aplauso aprovado pela Câmara ao maestro Lanfranco Marcelletti Jr., que assumiu regência titular da Orquestra Sinfônica do Recife em 2021.

Em seu pronunciamento, o novo cidadão do Recife falou sobre sua trajetória pessoal e musical, destacando projetos que integrou – a exemplo do Coro Ernâni Braga, do Coral São Pedro Mártir, do Baile do Menino Deus – e a experiência do trabalho com a juventude, exercida em instituições como a Orquestra Criança Cidadã. O discurso também frisou a importância do encontro com o público e com os colegas do meio musical, muitos dos quais se encontravam no plenário.

“A gente, da arte, tem necessidade vital de ter contato com as pessoas. A gente não escolhe essa profissão por vontade, mas por necessidade: necessidade de estar com as pessoas”, refletiu. “Eu gosto de fazer música com muita gente. Quando a gente faz música sozinho, tem um sabor. Mas quando a gente faz música com muita gente junta, a gente compartilha de uma experiência que é mágica. Compartilhamos emoção, com as sonoridades que, porventura, vêm. E compartilhando não só com a gente, mas com o público”.

Na reunião solene, a vereadora Cida Pedrosa – que é natural de Bodocó (PE) e Cidadã do Recife desde 2018 – não deixou de compartilhar sua experiência como laureada do Título. “Nós, que fazemos parte desta cidade sabemos o quanto é emocionante e bom concretizar a existência de uma cidadania. É com muita honra que a Câmara do Recife votou o Título de Cidadão para José Renato. A gente parabeniza a iniciativa de Dani Portela, essa vereadora aguerrida, amiga e parceira da cultura”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife. 

Em 15.12.2022