Câmara do Recife homenageia a Acispe no Dia Nacional do Samba

Na passagem do Dia Nacional do Samba, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) realizou reunião solene na Câmara do Recife, nesta sexta-feira (2), para homenagear a Associação de Compositores e Intérpretes de Samba de Pernambuco (Acispe), quando reuniu intérpretes, representantes da entidade e amantes do gênero musical mais popular do País. “Começo citando uma pérola da Música Popular Brasileira, o trecho da composição ‘Samba da minha terra’, do mestre Dorival Caymmi: Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, disse o parlamentar, ressaltando que o samba integra a natureza da nossa brasilidade. “É marca da nossa cultura para os quatro cantos do mundo, é batida forte que toca a alma, o molejo, a cadência, as composições, a malandragem (no bom sentido), a alegria e o ritmo contagiante fazem desse estilo musical uma verdadeira paixão nacional”.

A reunião foi presidida pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), que formou a mesa com o vereador proponente da homenagem; o presidente da Acispe, Hilton de Oliveira; o vice-presidente da Acispe, Sérgio Rafael de Souza Gomes; a secretária-geral da Acispe, Elaine Lemos; e o primeiro presidente da Acispe, Édson Neves. Foi citada com destaque, mas não compôs a mesa, a proprietária do espaço Quintal da Dona Preta, Maria José de Souza Gomes. Após o Hino Nacional, de praxe nesses eventos, o vereador Tadeu Calheiros, autor do requerimento, ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Nesta sexta-feira, em nome do povo do Recife, a Câmara Municipal abre alas para homenagear uma entidade que defende os que vivem e acreditam no autêntico samba, que é a Acispe”.

Ele lembrou que a entidade foi fundada no dia dois de dezembro de 2014 e que “há exatos oito anos a Acispe luta pelos artistas, músicos, produtores e membros da sociedade que se identificam culturalmente com o ritmo”. Tadeu Calheiro sublinhou que Pernambuco é uma fábrica de sambistas talentosos. “São profissionais de primeira linha, de primeiríssima grandeza e que muito nos orgulham. Inclusive, vários deles são associados à Acispe. Vale ressaltar que o “primeiro CD lançado pela associação,  em 2017, venceu o 8º Prêmio da Música de Pernambuco”.

Tadeu Calheiros também disse que hoje, quando a Acispe comemora mais um aniversário, ele não poderia deixar de mencionar o nome de Dona Maria José de Souza Gomes, de 84 anos, conhecida como Dona Preta. “Seu apelido dá nome ao famoso Quintal da Dona Preta, que é o espaço onde os associados, familiares, amigos e apreciadores do samba se reúnem a cada primeiro ou segundo domingo do mês, para curtir uma boa música e se confraternizarem”.

O parlamentar ressaltou que já teve “a alegria de visitar o Quintal da Dona Preta, no bairro da Iputinga” e acrescentou que é um local onde respira o samba raiz, “que exala energia positiva; que é ponto de encontro e de reencontro de amigos; de convivência; e de cultura”. Ele finalizou dizendo que, em nome da Câmara Municipal do Recife, parabenizava a Acispe e a todos os que ajudaram a construir “essa bela história em defesa do samba” e desejou “vida longa à associação e que tenhamos muitos e muitos domingos felizes no Quintal da Dona Preta”.

Após o discurso, Tadeu Calheiros entregou uma placa de homenagem à Associação de Compositores e Intérpretes de Samba de Pernambuco (Acispe), representada pelo presidente Hilton de Oliveira; e pelo o vice-presidente, Sérgio Rafael de Souza Gomes. Na sequência, apresentado um vídeo sobre a Acispe. A secretária-geral da Acispe, Elaine Lemos, falou em nome de toda a diretoria da entidade e disse que a ela surgiu a partir de ideia de Sérgio Rafael, e que ganhou adeptos aos poucos. “Nós precisávamos de um espaço para reuniões e encontramos acolhimento na casa de dona Preta e seu Pedro Rafael, na Rua Rolândia, número 83, bairro de Iputinga. A esse casal, somos gratos”, disse.

Ela falou do 8º Prêmio de Música de Pernambuco e das pessoas que foram se integrando à proposta. “Veio a pandemia e tivemos que parar nosso samba, mas nossa semente estava bem plantada. Retomamos nossos encontros este ano, que realizamos uma vez só por mês. Acho pouco, mas vamos repensar”. Ela fez homenagem a Eli Peroais, que morreu de covid-19 e se emocionou neste momento. Também agradeceu pela homenagem que Tadeu Calheiros fez à Acispe e à casa de Dona Preta. “Ele virou nosso parceiro. Pelo acolhimento do vereador, o samba agradece”. Elaine Lemos disse que é de grande importância que a solenidade de homenagem à Acispe tenha ocorrido justamente no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Samba.

O presidente da Acispe, Hilton de Oliveira, agradeceu a todos os vereadores que aprovaram a proposta de realização da homenagem à entidade. O vice-presidente da Acispe, Sérgio Rafael de Souza Gomes também agradeceu a todos os que fizeram parte da história da Acispe, inclusive o vereador Tadeu Calheiros. Sérgio Rafael afirmou que no próximo ano a Acispe terá nova eleição pra renovação da diretoria e espera que a entidade crie uma escola de dança para os amantes do samba e que essa escola abra espaço para pessoas que precisam de cuidados especiais. No final, foi feita uma apresentação de samba pelos músicos da Acispe.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.12.2022.