Comissão de Legislação e Justiça analisa 21 projetos e aprova 17
O primeiro dos três projetos de lei do Executivo, que foram aprovados, foi o PLE 46/2022, que autoriza o Poder Executivo a desafetar e alienar os bens imóveis que são imóveis integrantes do patrimônio municipal. Alguns desses terrenos e prédios (os imóveis) estão sem destinação específica para uso e serventia da coletividade ou estão subutilizados. Ao todo, o PLE contempla 15 imóveis, localizados nos bairros da Boa Vista, bairro do Recife , Ilha do Leite e Pina.
O segundo projeto de Lei do Executivo, que foi aprovado, foi o PLE 52/2022, que altera os requisitos para investidura e a jornada de trabalho do cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, e dá outras providências. As despesas que porventura ocorram em decorrência da adesão, diz o projeto de lei, têm adequação com o PPA vigente e será alocada no Programa 1247 (Promoção e fortalecimento da política da primeira infância). No que diz respeito à LOA, o PLO também está adequado, e o custeio poderá ser financiado com recursos do Tesouro Municipal.
O terceiro e último projeto de lei que foi aprovado, com emenda aditiva, foi o PLE 58/2022, que altera a Lei Municipal nº 16.065/95. Ele estabelece normas para a urbanização de logradouro, por iniciativa da comunidade. Ele visa alterar a Lei Municipal nº 16.065/95 que estabelece normas para a urbanização de logradouro, por iniciativa da comunidade. Ele tem objetivo, segundo a justificativa do Poder Executivo, de ampliar as possibilidades legais para intervenções em espaços públicos com envolvimento da população que investir em melhorias de infraestrutura com recursos próprios.
Leis Ordinárias – Os projetos de lei Ordinária, que foram aprovados pela Comissão de Legislação e Justiça, são os seguintes: PLO 73/2021, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia Municipal do Patinador”. O PLO 118/2021, de Samuel Salazar (MDB) que dispõe sobre a implantação de hortas comunitárias e compostagem no município do Recife. O PLO 261/2021, de Júnior Tércio (PP), que dispõe sobre a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas partidas oficiais de campeonatos e torneios de esportes olímpicos realizados no Recife.
Outros projetos: PLO 275/2021, também de Júnior Tércio, que acrescenta o art. 2º-a à Lei Municipal nº 1.223, de 12 junho de 1951, que estabelece normas para nominação de logradouros públicos. PLO 397/2021, da vereadora Dani Portela (PSOL), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia do Imigrante Africano”. O PLO 65/2022, de Alcides Cardoso (PSDB), que considera a “Arte da Capoeira” como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife. PLO 103/2022, de Ivan Moraes (PSOL), que declara o “Afoxé” como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife.
Além desses, foram aprovados: o PLO 139/2022, de Tadeu Calheiros (Podemos) e Ivan Moraes, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia da Junta Governativa Constitucional de Goiana”. O PLO 146/2022, de Hélio Guabiraba (PSB), que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, o “Dia Municipal das Feiras Livres”.
O PLO 187/2022, de Romerinho Jatobá (PSB), que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o bloco de rua “Galo da Madrugada”. PLO 195/2022, de Cida Pedrosa (PCdoB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia Municipal do Coco Mestre Zé Neguinho do Coco”. E o PLO 197/2022, de Ivan Moraes, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife o “Dia da Luta e Resistência dos Povos Indígenas”.
Os projetos de resolução (PRES) aprovados foram os seguintes: PRES 37/2021, de Cida Pedrosa, que institui, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, a “Frente Parlamentar do Recife pelo Clima”. E o PRES 24/2022, de Marco Aurélio Filho (PRTB), que institui, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, a “Frente Parlamentar de Acompanhamento dos Ciclos Culturais, Grandes Eventos e Atividades Turísticas do Recife”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 07.12.2022.