Desembargador Adalberto de Oliveira Melo recebe Título de Cidadão e Medalha de Mérito
A mesa da solenidade foi composta pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães; o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo de Arruda Raposo; o deputado estadual e ex-vereador Romero Albuquerque, e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros.
Em seu discurso de agradecimento, a vereadora Andreza Romero falou da sua proposição, a Medalha de Mérito de José Mariano, e da emoção em poder conceder a honraria ao seu pai, Adalberto de Oliveira Melo. “José Mariano. É esse o nome da Medalha que hoje concedemos ao desembargador Adalberto de Oliveira Melo, com a aprovação unânime dos colegas vereadores e vereadoras. Diga-se de passagem, para que nunca se esqueça, José Mariano foi um homem que lutou contra o maior mal que já assolou o nosso país: a escravidão. Ele deixou a sua marca na história como alguém cujo lema de vida era a luta por igualdade e justiça. O que é a Medalha de Mérito José Mariano se não o reconhecimento, um gesto de gratidão a todos aqueles homens e mulheres que se destacam no servir ao outro. E hoje, em especial, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, um grande homem que tem uma brilhante e destacada atuação em defesa dos interesses do povo do Recife e de Pernambuco, recebe a honraria. Alguém com o mesmo espírito de luta por um Brasil mais justo”.
A parlamentar citou as funções exercidas pelo desembargador e deixou o protocolo de lado ao falar com carinho das qualidades do pai. “Alberto Melo é natural de Caruaru, assumiu o cargo de juiz de direito aos 29 anos, em 1981, na Comarca de Pedra. Em 1986, foi promovido para o cargo de Juiz Substituto da Capital. Este ano exerce o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Senhoras e Senhores, em um breve resumo, esse é o meu pai. O primeiro caruaruense a presidir o TJPE. Um orgulho para sua cidade, sua família, amigos e todos os colegas. A entrega da Medalha de José Mariano está mais que justificada. Peço licença para quebrar o protocolo para falar não como uma vereadora, mas, sim, como filha. Para mim, o seu título mais importante sempre foi o de ser meu pai. E, sem dúvida alguma, nossa relação de pai e filha me ajudou a chegar até aqui. Com seus conselhos e bom exemplo, me arrastou para o Direito, e para muitos bons caminhos e transmitindo valores de confiança. Meu coração de filha se enche de alegria. E eu tenho muito orgulho da sua experiência e da sua história”.
O deputado estadual Romero Albuquerque, que propôs o Título de Cidadão do Recife, no ano de 2017, quando era vereador da cidade, quebrou o protocolo e subiu à tribuna para tecer palavras em homenagem ao mais novo cidadão recifense. “Quero novamente agradecer aos meus colegas de então que concordaram com o nosso desejo de proporcionar o Título de Cidadão recifense a um homem de caráter ilibado, profissional honrado que orgulha não somente aos seus filhos, a mim, seu genro, mas, também, a todo o Estado e seus colegas do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral. É uma referência que desde muito cedo dedicou a sua vida ao serviço público e trabalhou para desburocratizar ainda mais o nosso poder judiciário. Estendo o meu agradecimento aos vereadores dessa Legislatura que me permitiram concluir essa entrega de Título de Cidadão recifense e fizeram ainda mais: concederam também a maior comenda da Câmara Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano”.
O homenageado, por sua vez, ao ocupar a tribuna para as suas considerações, falou com entusiasmo da paisagem do Recife vista do Tribunal de Justiça “Do alto da cúpula do Palácio da Justiça, já observei a beleza singular do Recife das janelas voltadas ao Atlântico. É possível ver Avenida Rio Branco e tantos cartões postais de nossa capital. Ao sul e a oeste dessa mesma cúpula podem ser observados casarios antigos, igrejas, avenida Dantas Barreto, o Liceu de Ofícios e a rua do Sol. Eu poderia me contentar apenas com essas lembranças visuais da cidade que acolheu a mim e a minha família em 1986. O Recife, minhas amigas e meus amigos, tem de ser vivido”.
O desembargador contou o seu histórico profissional e da alegria em poder receber a Medalha de Mérito José Mariano e o Título de Cidadão do Recife. “Viemos para o Recife há mais de 35 anos, quando fui promovido ao cargo de juiz substituto para a capital. Foi nessa época que integrei o primeiro Colégio Recursal dos Juizados Especiais de Pequenas Causas. A partir do momento em que me tornei desembargador, foi no Recife que exercia os cargos de primeiro vice-presidente e presidente do TJPE. Em todos os lugares por onde passei, tive a companhia de pessoas incríveis. Sou muito grato pelas parcerias leais firmadas, especialmente com os integrantes de minhas equipes. Neste momento em que recebo a Medalha de Mérito José Mariano e o Título de Cidadão do Recife, eis o meu querido presente de fim de ano. Muito obrigado pelas homenagens. Feliz Natal e ótimo 2023 de vida nova. Obrigado.
Ao finalizar o evento, o vereador Eriberto Rafael falou do grande sentimento da vereadora Andreza Romero em poder ter a oportunidade de homenagear o seu pai. “Tenho certeza de que é um gosto e um brilho especiais nesse momento em receber tamanhas honrarias das mãos, não só da filha, mas também do genro do homenageado. É poder reconhecer e aplaudir pessoas que têm contribuído demais para a nossa cidade. São pessoas que servem como verdadeiros exemplos e tenho certeza que que esse Título de Cidadão, hoje, é um mero abraço de todos os recifenses que o receberam e o acolheram ao longo da vida. E também uma retribuição e um reconhecimento por tanta dedicação, esforço zelo no dia a dia de trabalho. A Casa se sente muito honrada de reconhecer pessoas que têm o brilho na sua trajetória de fazer o bem. E quando a gente entrega a Medalha de Mérito de José Mariano, a mais alta comenda desta Casa, a gente sabe que essa pessoa carrega consigo os ideais de buscar um Brasil mais justo e igualitário. Parabéns”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 21.12.2022