Marco Aurélio Filho destaca atuação do Recentro

A importância da atuação do gabinete do Centro do Recife, o Recentro, que completou um ano de instalação, foi o tema do discurso do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na reunião Ordinária híbrida realizada pela Câmara do Recife nesta terça-feira (13). O Recentro, de acordo com o parlamentar, é uma mini prefeitura que abarca uma série de serviços e demandas e, para que "as coisas pudessem acontecer", destinou emendas da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 para dar estofo ao Fundo de Revitalização do Bairro do Recife.

Marco Aurélio Filho lembrou que o gabinete de gestão foi promessa do prefeito João Campos (PSB) quando ainda era candidato à Prefeitura do Recife. “Dali [do Recentro], os gestores fazem com que as coisas andem e com certeza isso tem sido um grande desafio dessa gestão. Fazer funcionar um Centro [do Recife] que estava literalmente parado, no marasmo, não é fácil. Nesse um ano, diversas ações foram feitas por esse Gabinete chefiado pela competente secretária Ana Paula Vilaça”, afirmou.

O parlamentar informou ter feito uma caminhada com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) no centro da cidade, logo no início do seu mandato, para entender as reais necessidades e o que acontecia. “O Centro, durante muito tempo do nosso passado, foi referência para as compras, a exemplo da Rua da Imperatriz e de toda aquela região que está literalmente abandonada”, criticou. 

Como sugestão para a melhoria do Centro do Recife, o vereador mencionou a destinação de emendas à LOA para o local. “Eu aloquei emendas para o Fundo de Revitalização do Bairro do Recife, para a implementação de políticas públicas incentivando a revitalização dos bairros. Colocamos emendas no ano passado e neste ano, e conclamamos os demais colegas para que possam fazer o mesmo para ajudar na construção de políticas públicas”, propôs. Ele também mencionou a importância da busca de empreendimentos para a localidade, que deve ser feita a partir de incentivos fiscais. 

O vereador Marco Aurélio Filho também falou da falta de segurança no Centro do Recife que, segundo ele, pode melhorar com o armamento da Guarda Municipal. “Ontem debatemos a segurança do Centro, que é uma pauta de toda sessão. É preciso que os outros órgãos possam funcionar para que o Centro possa voltar a acontecer. O que não dá é a gente ver turistas sendo esfaqueados em pleno Centro e a Guarda de mãos atadas porque não é devidamente equipada para combater a criminalidade que está afastando turistas e colocando medo no recifense”, apontou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 13.12.2022