Paulo Muniz lamenta falta de segurança na orla de Boa Viagem
“O 19º batalhão cobre os bairros de Boa Viagem, Ibura, Jordão, Pina e Coque, mas são relatados casos [de assaltos] diariamente, nas nossas redes sociais. Eu tenho uma informação extraoficial de que as viaturas estão acabadas e que envergonham. Imagino que constrangem os policiais. De 15 motos, só três estão em funcionamento. Não podemos assistir todos os dias relatos de violência aumentando", disse. "Quero deixar registrado o meu protesto contra a falta de segurança hoje, no Recife, especialmente na orla da nossa cidade que é o destino principal dos turistas que aqui frequentam. E peço à governadora eleita, Raquel Lyra, que tenha uma atenção especial ao 19º Batalhão”.
No aparte, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) disse que o problema de segurança pública não está somente na Zona Sul. “Não é só em Boa Viagem, está na cidade inteira. Na Zona Norte, na Beira Rio, nas proximidades dos colégios Damas, São Luiz e Equipe, onde os pais têm medo de deixar seus filhos na esquina dos colégios e serem assaltados. Faltam equipamentos, os carros estão velhos, o número do efetivo está muito aquém”.
Felipe Alecrim (PSC) ressaltou que a segurança pública é também uma tarefa da Prefeitura. E defendeu que a Casa volte a debater a possibilidade de armar a Guarda Municipal. "Temos relatos de cidadãos que têm seus carros roubados, os comércios estão sendo fechados porque a falta de segurança interfere na economia, degradando nossa cidade e nosso Estado. Acreditamos que no novo governo isso vai mudar”.
Já o vereador Doduel Varela (PP) pontuou que Boa Viagem está diariamente nos noticiários. “Está nas páginas policiais devido aos índices alarmantes, principalmente na orla. Moro na área do 12° Batalhão e, infelizmente, está na mesma situação do 19º. Falta de efetivo, sucateamento e não tem policial para trabalhar”.
Ana Lúcia (Republicanos) destacou que a segurança pública não é privilégio de um e desmerecimento de outros e que Recife necessita de mais cuidados. “A cidade não é segura para ninguém, muito menos para mulheres e meninas". A parlamentar afirmou que tem recebido queixas de pessoas que frequentam a orla de Boa Viagem. "Os turistas não se sentem seguros para tirar uma foto, os celulares são furtados e a nova prática do crime é esconder a arma na areia. Nas demais ruas e comunidades, as queixas são de assaltos e até de demora para recolher os corpos, em casos de homicídio. A governadora eleita tem o maior desafio porque a segurança é urgente”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 06.12.2022