Solene comemora 60 anos do Rotary Largo da Paz

Celebrar os 60 anos do Rotary Largo da Paz, no bairro Afogados, considerado um dos mais tradicionais do Recife, foi o objetivo da reunião solene realizada na tarde desta segunda-feira (19), na Câmara Municipal, sob a iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento. A mesa da solenidade foi composta por Anneliese Ferreira de Albuquerque, presidente do Rotary Largo da Paz, e por Mário de Oliveira Antonino, ex-diretor do Rotary.

Ao dirigir-se à tribuna, o vereador Tadeu Calheiros disse que vivenciava mais um momento marcante para a Casa de José Mariano. Ele reafirmou os valores do Rotary e descreveu características do clube.  “A expansão e a fundação do Rotary, grande rede internacional de líderes comunitários, se associam com o nobre objetivo de promover a paz, a solidariedade, o combate à fome e às doenças, de apoiar projetos educacionais, de cuidar do meio ambiente, além de estimular diversas ações voluntárias de capacitação e promoção do bem-estar da vida humana. O lema não poderia ser outro: servir para transformar vidas!”.

O clube de Afogados é referência na capital pernambucana, segundo Tadeu Calheiros. Ele elogiou a história do ex-presidente Mário Antonino e da atuação da presidente Anneliese Albuquerque. “Nos 60 anos de existência, não podemos deixar de fazer uma menção especial a Mário de Oliveira Antonino, um dos patriarcas fundadores do Rotary Largo da Paz, servindo de estímulo para cada um dos 40 associados do clube, que se reúnem semanalmente para programar diversas ações voltadas à população carente e ao suporte para casos de calamidade. Na pessoa da atual presidente, Anneliese, gostaríamos de parabenizar a todos que fazem parte do Rotary Clube Largo da Paz, por esta marca tão expressiva. Em nome da Câmara, deixamos aqui o nosso muito obrigado pelo exemplo de solidariedade. Vocês são pedras fundamentais para a construção de um mundo melhor e mais humano. Recebam todos um fraterno abraço”.

Anneliese Ferreira de Albuquerque, disse, em seu discurso, que a data é bastante marcante e citou ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Rotary. “Vamos agradecer por tantas ações que foram realizadas durante 60 anos do nosso clube, uma instituição internacional que possui mais de 1milhão e meio de associados no mundo, em mais de 200 países, com o propósito de fazer o bem, ajudando a humanidade e contribuindo para a coletividade com suas ações. O Rotary é feito de pessoas em ação. Então são vizinhos, amigos e parentes que aumentam essa família. Trabalhamos em lares de idosos fazendo um auxílio a essas pessoas necessitadas; temos também um banco ortopédico, criado desde março, onde realizamos empréstimos e a pessoa necessitada fica com esse empréstimo para adquirir itens como cadeiras de rodas, muletas e tipoias. Também servimos com intercâmbio internacional de jovens que atua constantemente em prol desse público”.

A presidente do Rotary Largo da Paz fez referências ao trabalho do ex-presidente Mário de Oliveira Antonino e agradeceu a homenagem na Casa. “É uma pessoa que vive o Rotary e é contagiante. Ele fez com que muitos viessem a se apaixonar pelo Rotary. Que ele siga carinhoso, presente e atuante como sempre. É um verdadeiro líder a seguir. É um agradecimento enorme ter você como nosso companheiro, nosso decano e nosso norte para ser seguido. Estamos muito felizes por essa solenidade”.

Mário de Oliveira Antonino também fez seu pronunciamento no plenário. Ele detalhou sua vida pessoal e as ações do Rotary como um mutirão para a realização de cirurgias no Recife. “Sou um professor e filho de professora. Ensinei na Escola de Engenharia e ingressei no Rotary. Recordo, aqui, um momento onde um mutirão foi feito para a realização de 12 cirurgias, no Recife, com o objetivo de retirar as deformidades da corcunda (que as pessoas passam a ter na vida). Então um médico daqui trouxe um cirurgião de São Paulo para ajudar. Cada cirurgia custando R$ 150 mil reais, totalizando R$1 milhão e 800 mil reais, e o Rotary conseguiu o valor em um final de semana. O clube faz isso e muitas outras ações no anonimato.  A minha fortuna são os meus amigos que fiz na vida e no grupo de rotarianos. Muito obrigado à Câmara Municipal do Recife por esse momento”.

Ao encerrar a solene, a vereadora Ana Lúcia parabenizou aos presentes que representam o trabalho realizado pela entidade e agradeceu a iniciativa de Tadeu Calheiros. “É um prazer presidir mais uma solene tão honrosa. Essa Casa tem muito orgulho de ter este vereador num mandato tão eficiente e, ao mesmo tempo, muito respeitoso. Não podia ser diferente. Ele é um médico, com muita responsabilidade, cuidado e zelo pela coisa pública”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 19.12.2022