Tadeu Calheiros defende projeto de planejamento reprodutivo

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (20), em primeira discussão, o projeto de lei nº 201/2022, que trata da implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e de incentivo ao planejamento reprodutivo em unidades de saúde da rede pública municipal. Autor da proposta, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) subiu à tribuna da Casa para defendê-la durante a reunião plenária.

“Entre outras coisas, o projeto prevê que seja informado às mulheres sobre os métodos contraceptivos, acerca da prevenção à gravidez na adolescência, e que seja garantido a disponibilização de todos os métodos contraceptivos na rede municipal de saúde”, explicou Calheiros em seu discurso. “A gente sabe que a gravidez indesejada pode trazer grandes problemas para uma família, sobretudo para jovens que não tiveram um planejamento familiar. Além disso, há a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”.

No pronunciamento, o vereador apontou que ações de planejamento reprodutivo são importantes especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. “É um projeto de extrema importância de saúde pública e que visa a trazer oportunidade da prevenção da gravidez indesejada, principalmente para aquela população de menor condição social, que muitas vezes não tem como adquirir um método contraceptivo e acaba, por isso, diminuindo as oportunidades para completar os seus estudos e ter uma carreira”.

Em aparte, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) salientou a relevância do projeto para os jovens. “Dentro das nossas escolas, cada vez mais sentimos a necessidade desse planejamento e dessa pauta voltada para discutirmos a questão da gravidez na adolescência”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 20.12.2022