Tadeu Calheiros realiza solene para homenagear voluntariado

Eles trabalham por um mundo mais inclusivo, justo, equitativo e estão sempre empenhados em realizar as necessidades dos mais vulneráveis. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntariado. Através do mandato do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene na tarde desta quarta-feira (7) para homenageá-los, destacando as ações feitas por 20 organizações filantrópicas que trabalham no município, entre elas a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC-Recife), o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer e o Samaritanos e Peregrinos.

“É sempre uma honra subir a esta tribuna da Câmara do Recife, ainda mais para poder homenagear algo que é tão próximo ao meu dia a dia profissional, e aos exemplos que tenho dentro de casa. O mundo é muito melhor pela existência de vocês”, disse o vereador Tadeu Calheiros, referindo-se aos grupos de voluntariado presentes no plenário da Câmara. A reunião solene foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), que compôs a mesa com a médica Arli Diniz Pedrosa, diretora-Presidente do NACC-Recife; Tereza Franco, gestora social da LBV Recife; a secretária Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife,  Ana Carla; e a diretora do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAAC), Divamar Albuquerque Albuquerque. A solenidade contou com participações dos Doutores da Alegria e do Coral Anjos de Rosas.

Em seu discurso, o vereador Tadeu Calheiros disse que “voluntariar-se é querer estar à disposição do próximo, fazer o bem sem amarras, de forma natural e humana. É estar presente, seja de dia, de tarde, noite, madrugada. É doar energia e suas expertises pelas missões que nos tocam. É saber que o seu pouco pode ser muito e, principalmente, que a união de forças move um mundo inteiro”. Para dar uma ideia da dimensão do trabalho voluntário no Brasil, o parlamentar apresentou dados de um levantamento recente, que faz um retrato da última década da atuação voluntária no País.

Segundo ele, a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 detalhou que 56% da população adulta afirma que já executou ou participa de alguma atividade de cunho voluntário no País. Esse número representa mais que o dobro do percentual registrado em 2011, que era de 25% da população. A pesquisa também mostrou que o universo de voluntários ativos hoje é de 57 milhões de brasileiros. “Muitos desses estão aqui, trabalhando para essas 19 instituições que estamos tendo a honra de homenagear na Casa de José Mariano. Os voluntários doam seu tempo, energia e talento em prol de causas em que acreditam. são essenciais para que organizações da sociedade civil atinjam suas missões e, durante a pandemia, fizeram a diferença e impactaram positivamente a vida de milhares de pessoas”.

O parlamentar acrescentou que hoje, na reunião solene, “celebramos a empatia, o respeito e o carinho. sentimentos que devemos entender que são uma construção diária e que precisa de constância. Meus parabéns e mais que isso, o meu muito obrigado enquanto representante desta Casa Legislativa, enquanto profissional de saúde, enquanto cidadão, pelo brilhante trabalho que vocês todos desempenham em suas missões”.

Ao final do discurso, ele entregou certificados aos homenageados e um vídeo foi exibido, no telão do plenário da Câmara do Recife, com homenagens aos grupos de voluntariados.  A médica Arli Diniz Pedrosa, diretora-presidente do NACC-Recife fez o discurso de agradecimento, em nome de todos os presentes.

“Eu quero fazer um agradecimento a todos os presentes e também registrar a importância do trabalho de todos e de cada um. Somos complemento uns dos outros. Quero agradecer ao vereador Tadeu Calheiros, que também é um grande voluntário. Quem é voluntário realiza um trabalho silencioso, empático, e de muito comprometimento. É um trabalho importante para o funcionamento de muitas instituições”.

Segundo Arli Diniz Pedrosa, cada voluntário dá o melhor de si no momento de trabalho em favor dos mais carentes. Ela agradeceu o reconhecimento público e disse que isso é muito importante pois  “há muitas coisas que são feitas nesta cidade, mas são trabalhos silenciosos”. A doutora Arli acha que o trabalho voluntário pode ajudar a ter uma cidade mais humanizada. “Estou engajada nesta causa desde 1989. É um trabalho árduo, difícil, mas com reconhecimento e de mãos dadas, vamos mais além”. Depois do discurso, houve uma apresentação cultural realizada pelo grupo Doutores da Felicidade e do Coral Anjos de Rosa.

Para estimular o trabalho voluntário no Recife, o vereador Tadeu Calheiros anunciou que realizará um encontro municipal de voluntariado no dia 5 de dezembro de 2023. O vereador Felipe Alecrim agradeceu a presença de todos na Casa de José Mariano e disse que espera que o trabalho dos voluntários possa sensibilizar outras pessoas. “Esta Casa ganha demais com sua presença, doutor Tadeu Calheiros. Parabéns pela solenidade”, disse. Ele encerrou a solenidade com a execução do Hino da Cidade do Recife.

 Lista dos homenageados:`

Projeto Amigos da Noite -  José Anchieta Alves

Projeto casa Vincular - Juliana Alves

ONG Círculo do Coração - Sandra Mattos e Kátia Sampaio

Instituto Doutores da Felicidade - Welna Apolinário (Dra. Chuchu) e Lucas Apolinário

Projeto Espaço Renascer - Professora Georgina Moreira da Luz

Grupo Farmácia para o Bem - Maria Anita de Lima

GAAC – Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer - Divamar Albuquerque e Carla Paz

ONG Lar do Neném - Sílvia Sales Moury Fernandes

Associação Civil LBV - Legião da Boa Vontade - Teresa Franco

ONG NAC – Núcleo de Apoio à Criança com Cãncer - Arli Pedrosa

Projeto Pão Nosso de cada Noite - Adriana Bragangndo e Fei Ting Chiu

Projetos Peregrinos - Cleyton Rodrigues

ONG Por Amor de Muitos  - Luceny Monteiro Guaraná (Tia Lu)

Projeto Proceder - Adriana Alves, Maria das Graças Rodrigues e José Wellington da Silva

Instituição Filantrópica de Apoio aos pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco – rede feminina - Maria da Paz

ONG Samaritanos - Rafael Araújo e Bruna Calheiros

Coletivo de projetos Unificados - Rafael Araújo

Projeto Vizinhos Solidários - Maria Eduarda Fernandes

Voluntariados do CADEFI – Centro de Atenção aos Defeitos da Face – serviço que funciona dentro do IMIP - Rejane Leão e Vera Apolinário

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 07.12.2022.