Vereador Zé Neto comemora centenário do bairro de Jardim São Paulo

A Abolição da Escravatura ocorrera havia 34 anos. O fim da 1ª Guerra Mundial, quatro anos. Naquele 1922, oficialmente, foi criado o bairro de Jardim São Paulo. A comemoração dos 100 de existência dessa comunidade é o reconhecimento de que ela faz parte da história da cidade, do Estado, do País. Foi por isso que a Câmara Municipal do Recife, através do mandato do vereador Zé Neto (PROS), homenageou o bairro, em reunião solene, realizada na noite desta terça-feira (6). Cinquenta e um cidadãos honorários de Jardim São Paulo receberam certificados das mãos do parlamentar durante a solenidade.

“Hoje estamos celebrando os 100 anos do bairro de Jardim São Paulo, um dos mais importantes e icônicos da nossa cidade do Recife.  Uma de suas características marcantes é o amor que os seus moradores nutrem pela localidade e a preservação das raízes do subúrbio. Apesar da pujante atividade comercial do bairro - em especial da Avenida São Paulo e da Rua Leandro Barreto -, ainda há resquícios do Recife do século 20, onde as pessoas conversam com os vizinhos e as crianças brincam na rua”, disse o vereador Zé Neto. 

Discurso - Quem conduziu a reunião solene foi a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que formou a Mesa com o vereador autor do requerimento; a médica, ex-vereadora e moradora do bairro, Sônia Maria Moraes de Oliveira; o ex-vereador e morador do bairro, Amaro Cipriano Maguari; o ex-vereador do Recife, Ivo Pitanga; e o vereador Joselito Ferreira (PSB). Após a execução do Hino Nacional, o vereador Zé Neto ocupou a tribuna e fez as suas colocações. Em seu discurso, observou: “O que hoje é um bairro com mais de 31 mil moradores, antes era o Engenho São Paulo, que foi inicialmente descrito como ‘engenho de bois com igreja’ localizado entre os rios Tejipió e Jiquiá e foi ocupado por tropas luso-brasileiras durante o período holandês”. 

Zé Neto disse que, no decorrer dos séculos, o engenho São Paulo continuou com sua vocação para o plantio de cana-de-açúcar e criação bovina, até que em 1920 foi vendido. A partir de 1922, a área do engenho começou a passar por uma divisão em lotes, o que conduziu ao início da formação do bairro. “Desde o efetivo surgimento do bairro em 1922 até os dias atuais, é indelével a luta de seus moradores. Falar de Jardim São Paulo é falar da luta das comunidades de Piracicaba, Planeta dos Macacos, La Roque, Vila Real e Werneck. É falar do esforço contínuo de sua população por melhorar cada vez mais o bairro apesar das dificuldades existentes”. 

Para Zé Neto, esses 100 anos de existência “são, na verdade, a representação do esforço de cada um dos moradores que fizeram parte e construíram esse importante bairro por meio de muito trabalho, suor e lágrimas”. O parlamentar, no entanto, ressaltou que apesar dos avanços, ainda há muitos desafios.  “O bairro necessita de intervenções na área de saneamento básico, segurança e urbanização. Não por outra razão: se fosse uma cidade, Jardim São Paulo seria um município de médio porte, logo, várias questões ainda devem ser atendidas pelo poder público”. 

O vereador disse que já conhecia o bairro, mas que por meio do seu amigo Pedro Leão, passou a ter um carinho especial pela comunidade. “Nesses últimos dois anos, formulamos mais de 180 requerimentos referentes às questões ligadas ao saneamento básico, requalificação do sistema de drenagem, iluminação pública, segurança, requalificação de espaços públicos, entre outros. Alguns requerimentos foram atendidos, e vamos continuar na luta para dar a nossa contribuição a esse importante bairro”.

Homenagens - Após o discurso, o vereador fez a entrega dos certificados aos cidadãos honorários de Jardim São Paulo. A cadeirante Nina Souza, moradora, fez uma apresentação cultural.  O senador Jarbas Vasconcelos mandou mensagem parabenizando o bairro e seus moradores. A ex-vereadora, médica e moradora do local, Sônia Maria Moraes de Oliveira falou, em seguida, em nome dos homenageados. “Estou emocionada e agradecendo a Deus por esta oportunidade. Estive nesta Casa Legislativa por dois mandatos, está tudo muito mais bonito”, disse. Segundo ela, a solenidade foi uma “oportunidade muito especial”.

O ex-vereador Amaro Cipriano Maguari também discursou. “Jardim São Paulo é um bairro querido e importante, da Zona Oeste”. Ele lembrou datas históricas da comunidade e disse que as vendas dos lotes das terras do bairro começaram em 1920. Também sublinhou outra data importante: a inauguração da Vila Eurico Gaspar Dutra, em 3 de julho de 1948. Citou ainda o nome de diversas personagens que marcaram a formação da comunidade e os locais que são destaque na economia e na sociedade local.

O vereador Joselito Ferreira também ocupou a tribuna e disse que Jardim São Paulo é histórico e parabenizou todos os que fazem a cultura, as religiões e demais segmentos do bairro. “O que me deixa feliz é que todos estão aqui representados. Jardim São Paulo é um bairro de lutas. Cresceu muito e na Zona Oeste é um dos mais valorizados com aquelas torres que foram construídas e com as melhorias que foram feitas”. Ele saudou os ex-vereadores da comunidade e parabenizou as lideranças comunitárias presentes à solenidade. Ele atribuiu o desenvolvimento do bairro à luta das lideranças comunitárias. “É difícil ser líder comunitário”.      

 

A lista dos cidadãos honorários de Jardim São Paulo:

ÁLVARO MORAES ÁLVARO MORAES

ANTÔNIO LUÍS DE FRANÇA FILHO

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA JARDIM SÃO PAULO - PROJETO MÃO AMIGA

BERENICE SANDRA SANTIAGO EIRAS

BISPO PATRIARCA PAULO ORTÊNCIO

BISPO PAULO ORTÊNCIO FILHO

CENTRO ESPÍRITA BATISTA DE CARVALHO - LAR DAS VOVÓZINHAS

D. TERESINHA MACIEL

DIOGO GALDINO DA SILVA

DONA LIA

DORALICE MARIA PEREIRA DE SOUZA

DR. FERRO (CLAUDIONOR SOARES)

ESCOLA DE MÚSICA EDNA CANDEIA

ESCOLINHA DE LUIZ

IRACEMA FRANCISCA DE ARRUDA

IGREJA EVANGÉLICA BETEL – PASTOR CLÉRISTON SEIXAS

IVO PITANGA DE MACEDO

JOÃO HERMES DE MEDEIROS DE LUNA

JOSÉ CLEMENTE PRAZO FILHO

JOTA

LAURO

LUCIANO JOSÉ RODRIGUES BRITO

MAGUARI

MARIA BETÂNIA CARVALHO

MARIA DE JESUS DA SILVA MENDONÇA

MARIA JOSÉ BARBOSA BARACHO

MARIA MADALENA DA SILVA

MARILENA JOSÉ ALVES

MARILENE DE FARIAS

MERCADINHO LA ROQUE

MILTON LUCAS

MONTE LÍBANO - SR. CARLOS E D. SOLANGE

MOVIMENTO DE SAMBA BOCA MIÚDA

NINA

PADARIA LA ROQUE

PEDROSA

PROFESSORA CARMÉM DOLORES

PROJETO ATITUDE

RAFAEL ALVARES GOMES FILHO

ROMÃO BENEDITO DA SILVA

SAPATEIRO

SEVERINO PEREIRA

SILAS MEDEIROS

SÔNIA MARIA MORAES DE OLIVEIRA

DR. SANTOS

SR,. VICENTE

VACARIA DE SR. EUFRÁSIO

VALMIR FERREIRA

WALDOMIRO E WALDEMIS FERREIRA

WELLINGTON LEÃO

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

Em 06.12.2022.