Victor André Gomes toma posse como novo vereador
A posse contou com a presença da vice-governadora eleita, Priscila Krause. O vereador Victor André Gomes compareceu à Mesa Diretora, e entregou seu diploma expedido pela Justiça Eleitoral, sua declaração de bens e comunicação sobre seu nome parlamentar e legenda partidária. Conforme manda a legislação, ele fez o juramento na tribuna, comprometendo-se a obedecer à Constituição Federal, à Constituição do Estado, à Lei Orgânica do Recife e o Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife, além de dizer que visa a promover o bem coletivo e a igualdade social. Em seguida, foi declarado empossado pelo presidente da Câmara do Recife.
Pronunciamento – Ao fazer o seu primeiro discurso na tribuna da Câmara Municipal, Victor André Gomes disse que estava emocionado. Lembrou que a última vez que esteve na Câmara foi quando o avô, o ex-vereador falecido Moacyr André Gomes, que teve oito mandatos, conhecido como o “Príncipe Negro do Bairro de Casa Amarela”, faleceu. Agradeceu a todos os presentes e ressaltou que era “difícil escolher palavras para descrever o que sinto neste momento”.
Em seguida, ele disse que sabia que a figura do vereador “não é a única figura a trabalhar pelo desenvolvimento do município” e prometeu fazer do seu mandato um espaço “de trabalho para a população e trabalhar pelos moradores de Casa amarela. É indescritível a alegria de poder retribuir ao meu bairro tudo o que recebi”.
Ele disse que não poderia deixar de fazer “uma pequena referência ao meu tio, o ex-vereador Vicente André Gomes, que foi uma das quase 700 mil vítimas da covid-19”. Também garantiu que “escutar e dialogar será um os dois principais pilares do nosso mandato”. Agradeceu ao deputado eleito Mendonça Filho, “que foi o meu mentor, a minha mãe Renata André Gomes e esposa, Daniela”.
Legislação - O presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá, parabenizou o mais novo vereador e desejou boas vindas. O Tribunal Regional Eleitoral fez a retotalização de cálculos da 150ª Zona Eleitoral, em 24.11.2022, observando que os quocientes eleitoral e partidário consideraram a cota de gênero na chapa do Avante nas eleições para vereador em 2020.
O TRE atendeu, na ocasião, ao Recurso Eleitoral número 0600085-91.2020.6.17.0150, publicado em 18.11.2022, de sentença de cassação do registro de candidatos. E publicou a decisão, na 150ª Zona Eleitoral, através do edital número 23/2022, em 19.11.2022, na página 137 do DJE nº 351/2022. De acordo com o TRE-PE, com a nova totalização dos votos, seguindo o sistema de registro de candidaturas, passaram a constar como eleitos os candidatos Alberisson Carlos, que faleceu, assumindo o primeiro suplente, Victor André Gomes (União Brasil).
Para cumprir o que determinou a Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, por sua vez, fez a convocação no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigos 42, inciso V e parágrafo 3º, da Lei Orgânica do Município do Recife, combinado com o artigo 30, inciso V e parágrafo 3º, do Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 05.12.2022.