Alcides Cardoso destaca o Dia Municipal da Síndrome de Down

Já está em vigor no Recife a lei municipal 18.961/2022, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), que institui no Calendário Oficial de Eventos "o Dia Municipal da Síndrome de Down", a ser celebrado em 21 de março de cada ano. A data já é dedicada ao Dia Internacional da Síndrome de Down, conforme a Associação Down Syndrome International.

No texto de justificativa do projeto de lei, o vereador explica que  incluir a data no calendário da capital pernambucana é uma forma de assegurar ainda mais a inclusão plena das pessoas com esse tipo de síndrome na sociedade. Ele enfatiza também a importância de conscientizar o poder público e a população para a discutir alternativas que aumentem a valorização e a visibilidade dessas pessoas.

"Com o apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com Síndrome de Down têm rompido muitas barreiras; há pessoas com essa condição genética estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, casando e também chegando à universidade”, destaca Alcides Cardoso na justificativa.

Síndrome de Down -  É uma alteração genética causada por uma divisão celular atípica durante a divisão embrionária. As pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três. Segundo o Ministério da Saúde, Estima-se que no Brasil ocorra 1 caso em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down. Entre as características físicas associadas à trissomia do cromossomo 21 estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular.

Em 06.01.2023