Câmara divulga campanha do Hemope para o Carnaval

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) lança na próxima terça-feira (24) sua campanha de doação de sangue para o período do Carnaval. Até o dia 17 de fevereiro, o Hemope conta com a participação dos cidadãos do Recife para preparar os estoques da sangue da entidade para os festejos. Neste ano, a terça-feira de Carnaval está marcada para o dia 21 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), prestou apoio aos esforços do Hemope e fez um apelo dirigido especialmente aos trabalhadores da Casa de José Mariano. “Doar sangue é um gesto de solidariedade, ajuda a salvar vidas, principalmente nesse período carnavalesco onde há uma baixa nos estoques de sangue dos hemocentros. A gente aproveita para reforçar o pedido para que os servidores da Câmara possam contribuir indo doar sangue, tendo esse gesto solidário ao próximo”.

Onde doar sangue – O Hemocentro Recife funciona na rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças, na capital. As doações de sangue podem ser feitas no local de segunda-feira a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.

Condições para doar – As doações de sangue podem ser feitas por pessoas que tenham entre 18 e 60 anos, com peso acima de 50 kg. No dia da doação, é preciso levar documento oficial com foto e o cartão da vacina contra covid-19.

Pessoas com 16 e 17 anos necessitam de consentimento formal e presença de responsável no Hemope para fazer suas doações. Já os indivíduos com mais de 60 anos podem doar se já forem doadores do Hemope.

As pessoas interessadas devem respeitar, ainda, intervalos entre cada doação feita. Para as mulheres, o intervalo é de quatro meses; para os homens, de três meses; e para os maiores de 60 anos, de seis meses. Também é exigido que a pessoa doadora tenha dormido bem na noite anterior à doação, que não esteja em jejum, e que não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

O interessado ou interessada não deve conduzir bicicleta logo após fazer a doação. Nas 24 horas seguintes, também não deve conduzir ônibus, caminhões e trens, pilotar aviões, operar maquinário de alto risco, trabalhar em andaimes, nem praticar mergulho ou paraquedismo.

Situações que impedem a doação – Não podem doar sangue pessoas com evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (sífilis, hepatites B e C, vírus HIV, vírus HTLV I e II, e doença de Chagas) ou que se encontrem em situação de risco acrescido em relação a essas doenças.

Quem contraiu hepatite após os 11 anos de idade também está impedido de doar, assim como pessoas diabéticas que já tenham utilizado insulina, mesmo que uma única vez.

Já pessoas com sintomas de gripe e de covid-19 devem aguardar 15 dias após o término desses sintomas para fazer a sua doação.

Lactantes não podem doar sangue caso o parto tenha ocorrido há menos de 12 meses. Também precisam aguardar um período de resguardo pessoas que tenham aplicado piercing ou tatuagem (12 meses) ou realizado procedimento de endoscopia (seis meses).

Não é permitida a doação de sangue de pessoas que usem drogas ilícitas, exceto maconha.

Para outras informações, é possível entrar em contato gratuitamente com o Disque Doação de Sangue por meio do número de telefone 0800-0811535.

Em 20.01.2022