Hélio Guabiraba sugere criar Dia Municipal das Feiras Livres

Uma manifestação cultural e histórica, marcada pela diversidade e pelo viés democrático. É assim que o vereador Hélio Guabiraba (PSB) caracteriza as feiras livres, que podem ganhar um dia de celebração no calendário municipal do Recife. A proposta, feita por Guabiraba, tramita na Câmara Municipal por meio do projeto de lei nº 146/2022 e reserva a data de 25 de agosto como a comemoração do Dia Municipal das Feiras Livres.

De acordo com o parlamentar, na capital há 17 feiras livres sob a administração da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB). No total, são 2,9 mil bancas que comercializam itens variados, como frutas, verduras e legumes.

Para Hélio Guabiraba, as feiras livres são uma forma que os brasileiros e os recifenses encontram para manter seus laços comunitários e gerar renda. “A feira livre é uma manifestação da cultura urbana brasileira que se mantém apesar do crescente avanço do desenvolvimento do comércio, pois cada vez mais o consumidor tem acesso a hipermercados e sacolões, inclusive a compras virtuais, com todo conforto e comodidade que inclui o horário flexível e até mesmo facilidades de pagamento”, diz o vereador no texto de justificativa que acompanha o projeto. “Mesmo assim, a feira livre continua ‘viva’, tanto nas pequenas como nas grandes cidades, em todos os bairros, seja na periferia ou em bairros nobres”.

O projeto de lei nº 146/2022 já foi analisado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife – onde recebeu dos vereadores componentes um parecer pela aprovação. No momento, a matéria aguarda a análise da Comissão de Legislação e Justiça para ser submetida à votação no plenário da Casa.

Em 02.01.2023