Liana Cirne propõe incentivo à coleta seletiva nas escolas do Recife

O incentivo à coleta seletiva nas escolas públicas e privadas no município do Recife foi proposto pela vereadora Liana Cirne (PT), pelo projeto de lei Ordinária de número 226/2022, com o objetivo de impulsionar transformações na relação das pessoas com o meio ambiente. A matéria, que tramita na Câmara do Recife, recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e aguarda análise da Comissão de Legislação e Justiça.

A partir do projeto, Liana Cirne tem como propósito de incentivar a consciência ambiental, a preservação do meio ambiente, a coleta seletiva, reutilização e reciclagem. Assim como a redução da produção de resíduos sólidos, a separação e destinação final de materiais recicláveis de forma adequada ambientalmente e fomentar o consumo sustentável. De acordo com o texto da matéria, as escolas públicas e privadas deverão incentivar a coleta seletiva com a realização de palestras e seminários. 

Na justificativa, a vereadora ressalta que a capital pernambucana é “cortada por rios, córregos e corpos d’água” e que, por eles, “toneladas de plásticos” chegam todos os dias nas praias e nos mangues, lançados intencionalmente pela população ou levados pelas chuvas. “A coleta seletiva e destinação à reciclagem pode ao mesmo tempo reduzir a necessidade de petróleo, e reduzir o volume de material poluente para contribuir com a conservação dos rios, praias e o meio ambiente, de forma geral, bem como proporcionar o aumento substancial da disponibilidade dos recicláveis para as cooperativas, permitindo o aumento renda e melhoria qualidade de vida para esses trabalhadores”, disse. 

Além disso, a coleta seletiva por processos de seleção e triagem da origem pode permitir a recuperação de até 80% dos materiais “servíveis para refazerem o seu ciclo de produção novamente, o que faz aumentar a vida útil dos aterros sanitários”. 

Em 12.01.2023