Natália de Menudo faz propostas relacionadas à prevenção ao suicídio

Dentre os projetos de lei propostos pela vereadora Natália de Menudo (PSB) em 2022, dois deles visam a fortalecer a prevenção ao suicídio no Recife. Enquanto o projeto de lei nº 281/2022 tem como objetivo estabelecer as bases para uma Política de Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio entre Jovens e Adolescentes, o projeto de lei nº 305/2022 pretende instituir no calendário oficial do município a Marcha para Valorização da Vida.

As bases da Política prevista no projeto de lei nº 281/2021 incluem o desenvolvimento de atividades em ambientes de ensino e a criação de diretrizes focadas na publicidade de informações, monitoramento de grupos vulneráveis e o respeito às especificidades de segmentos sociais vítimas de discriminação – como mulheres cis e trans, pessoas negras, pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+.

“Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), há 13 mil suicídios registrados por ano no Brasil. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia alertado que o suicídio era a segunda causa de morte entre os jovens. Por ser um tema ainda pouco tratado na sociedade e estar cercado de preconceitos, seus sintomas podem passar despercebidos”, diz a vereadora no texto de justificativa da proposta.

Já a Marcha para Valorização da Vida deverá ser realizada anualmente no dia 10 de setembro, caso o projeto de lei nº 305/2022 seja aprovado. O evento poderá contar com mobilizações e ações integradas promovidas pelo poder público, pela iniciativa privada e pela sociedade civil.

Ambas as matérias aguardam pareceres das comissões permanentes da Câmara Municipal para serem remetidas ao plenário, onde serão votadas pelo conjunto dos vereadores. Caso sejam aprovadas, seguem para a sanção do prefeito do Recife.

Em 12.01.2023