Osmar Ricardo defende preservação de espécies ameaçadas de extinção

Mais de um milhão de plantas, de animais e de outros organismos vivos podem desaparecer completamente da natureza nos próximos 80 anos, como consequência da perda da biodiversidade provocada pela grave crise ambiental no planeta. Os dados alarmantes fazem parte da justificativa do projeto de lei nº 148/2022, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT) e em tramitação na Câmara do Recife. A proposta obriga o plantio de espécies ameaçadas de extinção da flora pernambucana em praças, parques e margens arborizadas de cursos d'água no município do Recife sob a administração do poder público.

O plantio deverá levar em consideração o respeito ao projeto paisagístico original, a correta identificação taxonômica da espécie conforme parecer do Jardim Botânico do Recife, o respeito ao limite de 15% da densidade de indivíduos na composição florística do local escolhido, e respeito aos critérios estabelecidos no Manual de Arborização do Recife, para plantio de espécies arbóreas. Os exemplares mantidos nas praças, parques e margens arborizadas de cursos d'água servirão como repositórios de sementes e outras formas de propágulos.

Ainda de acordo com o projeto, o Jardim Botânico deverá manter e administrar um banco de dados com informações sobre a procedência do material fonte das espécies ameaçadas e dados do plantio, além de estabelecer um Programa Municipal de Conservação de espécies ameaçadas de extinção da flora pernambucana, com fomento financeiro para a expedições de coleta e desenvolvimento de técnicas de propagação vegetativa.

“Por conta de suas características, nem sempre o Jardim Botânico pode abrigar todas as espécies ameaçadas de extinção nas suas coleções. Isso demanda a necessidade de ampliar seu acervo para além do seu espaço tradicional”, destaca o parlamentar. Além do benefício ambiental do projeto, Osmar Ricardo frisa ainda o benefício social e econômico da iniciativa ao refletir no mercado de plantas ornamentais, já que a maioria das espécies ameaçadas de extinção possui potencial ornamental são raras e, em geral, desconhecidas pelo público. “Em médio prazo, essas espécies de plantas poderão ser inseridas na economia local de plantas ornamentais, aumentando a atividade econômica do setor, que geralmente se beneficia das novidades que são lançadas no mercado”.

 Em 05.01.2023