Ouvidoria da Câmara promove capacitação para servidores
O parlamentar, que assumiu o cargo em outubro de 2022, disse que a mudança faz parte de um esforço para aperfeiçoar os trabalhos da Ouvidoria, inclusive com o auxílio de outras esferas do poder público. “Como em tudo o que a gente se propõe fazer, procuramos sempre aprimorar”, afirmou Marco Aurélio Filho. “Estivemos, inclusive, na Prefeitura da Cidade do Recife, que hoje tem um exemplo de Ouvidoria e um exemplo de Controladoria. Já anunciamos que pretendemos fazer um termo técnico para estabelecer uma parceria entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo”.
O novo modelo de processamento das mensagens enviadas à Ouvidoria foi apresentado pela procuradora da Câmara do Recife Clarissa Falcão. De acordo com ela, a proposta é otimizar a devolutiva da Casa para demandas que não precisam ser remetidas à Procuradoria da Casa para serem atendidas.
“A gente vai orientar os servidores da Casa – servidores efetivos lotados na Ouvidoria – para que eles consigam elaborar respostas para esses cidadãos, especialmente nos casos mais simples”, explicou a procuradora. “Demandas complexas, demandas jurídicas que necessitem de uma interpretação jurídica das normas da Casa, permanecem com a Procuradoria”.
Ponte institucional – Criada há dez anos, por meio da resolução nº 2.573/2013, a Ouvidoria da Câmara do Recife é um órgão aberto para o recebimento de solicitações, informações, reclamações, sugestões, críticas, elogios e outros encaminhamentos dos cidadãos, a exemplo de solicitações baseadas na Lei de Acesso à Informação. O prazo de resposta é de dez dias úteis, que pode ser prorrogado de acordo com a complexidade do assunto. O contato com a Ouvidoria pode ser feito pelo número de telefone (81) 3301-1227 e pelo campo "Fale com nossa Ouvidoria", no site do Poder Legislativo.
Em 18.01.2023