Paulo Muniz quer incentivar a promoção da cultura oceânica e a preservação dos mangues nas escolas

A promoção da cultura oceânica e da preservação dos manguezais nas redes de ensino público e privado do Recife é uma proposta do vereador Paulo Muniz (SD) na Câmara dos Vereadores. O projeto de lei Ordinária nº 288/2022, que destaca a relevância econômica e social da pesca de guaiamuns e caranguejos para a população residente das áreas de manguezal, tramita na Casa.

Segundo a justificativa Paulo Muniz, a iniciativa visa a incentivar, em conjunto com o Poder Público e a população residente da área, ações que busquem soluções com a realização de atividades extracurriculares de acordo com as necessidades locais, como “estudar as melhores medidas de preservação do ecossistema, atacando problemas como os trazidos pela alta das marés à região de mangue no Recife”. 

No que se refere à cultura oceânica, o parlamentar destaca a importância da inclusão de conhecimentos sobre oceanos e preservação da vida marinha em diferentes formas pedagógicas nas redes de ensino público e privado do Recife, "objetivando conscientizar a população sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde, a sustentabilidade dos mares e, por consequência, a manutenção da vida em nosso planeta”. 

No texto da matéria, a cultura oceânica é considerada como “conjunto de processos que promove o letramento oceânico, ou seja, a compreensão dos princípios e conceitos essenciais acerca da relação de influência recíproca entre oceano e sociedade”. 

Além disso, o Art. 1º do projeto determina que a promoção da cultura e da preservação dos manguezais considerem “a transversalidade desses temas” com a realização de atividades extracurriculares que integrem diferentes tipos de conhecimentos nas escolas. A proposta também dispõe que a promoção dessa cultura deve ser garantida pela formação continuada dos profissionais da educação das redes de ensino público e privado do município do Recife.

Em 13.01.2023