Projeto de lei quer proibir exposição de animais em parques e zoológicos

Os parques zoológicos do mundo inteiro aprisionam mais de cinco milhões de animais e, anualmente, mais de um milhão deles morre por não resistir às condições desses locais. Os números fazem parte da justificativa do projeto de lei nº 269/2022 que proíbe a manutenção de animais silvestres para exposição, amostra ou visitação em zoológicos e parques públicos e privados localizados no Município. A iniciativa, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), está em tramitação na Câmara do Recife.

Segundo o projeto, em um prazo máximo de dois anos, os animais que atualmente habitam parques e zoológicos públicos, com aprovação do órgão ambiental competente, devem ser transferidos para santuários com condições de recebê-los; reintroduzidos ao meio ambiente, se for considerada viável a sua adaptação; adotados por organização de proteção aos animais; ou transferidos para centro de preservação da fauna silvestre.

Rinaldo Junior ainda destaca, em sua justificativa, que o uso de animais como forma de diversão é uma prática ultrapassada, uma vez que são locais de divertimento de humanos e de sofrimento de animais. “São formas cruéis e exploratórias. Ainda hoje, animais de vida livre são caçados e capturados exatamente para irem para zoológicos, para servirem de atração recreativa e de geração de lucro”.

O parlamentar frisa também que são raros zoológicos que se tornam centros de pesquisa, conservação, lazer e educação para proteger a natureza. “Por mais estruturado que sejam, esse locais não podem fornecer o espaço adequado que existe na natureza. Isso porque algumas espécies percorrem distâncias muito maiores no próprio habitat”.

O vereador lembra que acabar com a exposição de animais tem sido uma tendência mundial, a exemplo da Costa Rica, que já determinou o fechamento dos zoológicos no país. “Como se não bastasse todos os problemas já elencados, acidentes ocorrem frequentemente, como o do garoto que perdeu o braço em um zoológico em Cascavel, ou com o gorila em Cincinnati que foi sacrificado porque uma criança caiu em sua jaula. Em 2014 um tigre branco matou uma criança em um acidente na Índia e esses são alguns das centenas de casos já ocorridos".

Em 17.01.2023