Recife pode ter celebração do “Festival Cultural Respeita Meu Brega”

Tramita na Câmara do Recife o projeto de lei Ordinária nº 247/2022, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que institui no calendário oficial de eventos do Recife o “Festival Cultural Respeita Meu Brega”, a ser comemorado, anualmente, no mês de julho. A proposta tem como objetivo reconhecer a importância do brega para a cultura recifense e fomentar a cadeia produtiva envolta no setor.

O projeto de lei pretende reconhecer a importância do Movimento Brega como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife nos termos da lei municipal nº 18.807/2021. 

Marco Aurélio Filho destaca a singularidade das expressões culturais e os diversos processos de criações e crenças que constroem as identidades que formam a diversidade humana. “Nesse contexto, a percepção da importância de salvaguardar símbolos que expressam a diversidade cultural da humanidade pauta a elaboração de políticas culturais para o patrimônio cultural imaterial”, afirma o vereador na justificativa da matéria. “De forma uníssona, os estudos asseveram a importância do incentivo às políticas públicas de valorização dos bens culturais de natureza imaterial produzidos pelas comunidades”, complementou. 

De acordo com o parlamentar, os ícones do brega como Reginaldo Rossi, Augusto César e Michelle Melo originaram uma mudança singular no movimento “que ultrapassou as barreiras sociais, econômicas e culturais, passando a traduzir o cotidiano e a luta das comunidades recifenses”.

Em 13.01.2023