Alcides Cardoso pede votação do veto do prefeito à emenda de sua autoria
Alcides Cardoso explicou que a sua emenda, na prática, estabelecia que a receita resultante da alienação dos bens imóveis fossem utilizada para obras na área da habitação popular. “A minha emenda destinava os R$ 124 milhões, previstos com a venda de 14 imóveis do município para habitação, creche e uma parte para o Fundo de Previdência do município, o Reciprev”, comentou.
O vereador lembrou que a apresentação de sua emenda permitiu que a bancada de oposição e até mesmo parlamentares independentes votassem em favor do projeto de lei, uma vez que ela diz onde os recursos arrecadados com o leilão poderiam ser aplicados. “Foi por isso que a emenda acabou sendo defendida pela bancada governista porque o governo sentiu que a proposta não seria aprovada sem essa mudança no texto. Muitos vereadores, a exemplo do vereador Osmar Ricardo, mudaram de posição graças à inclusão da emenda ao projeto e votaram sim ao PLE. Quanto a mim, não teria como votar a favor dessa proposta prejudicial, mas considerava uma vitória a aprovação da minha emenda para diminuir o dano aos recifenses”, afirmou.
Alcides Cardoso acrescentou que, “para sua surpresa”, o prefeito vetou a emenda em pleno sábado de Carnaval. “Ele alegou que a emenda traria aumento de despesa para a Prefeitura, o que é uma justificativa absurda”. De acordo com o parlamentar, com esse veto, o prefeito terá “um cheque em branco no valor previsto de 124 milhões de reais para utilizar como bem entender”. Ele entende que essa atitude “é uma ação que vai na direção contrária aos interesses dos recifenses”. Cardoso acrescentou que uma votação do veto dado pelo prefeito à emenda vai permitir que “a Câmara do Recife reforce a sua independência em relação ao Executivo, derrubando esse veto que causa um dano imenso à cidade, além de desrespeitar os recifenses e nós vereadores”.
O vereador disse, ainda, que pretende entregar na tarde desta terça-feira um ofício ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dirceu Rodolfo, que é o relator das contas da Prefeitura do Recife neste ano, para que a Corte acompanhe o processo de venda e, principalmente, a destinação do dinheiro arrecadado com a venda desses 14 imóveis.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 28.02.2023.