Ana Lúcia debate requerimentos visando melhorias em unidades de ensino do Recife

Oito requerimentos voltados para reformas estruturais em unidades educacionais de vários bairros do Recife foram debatidos pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), autora das proposições, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (28). As matérias foram aprovadas. “São oito requerimentos que tratam de requalificação de unidades de ensino e nosso mandato é focado nas visitas às escolas feitas por nossos assessores. O objetivo único é o de contribuir para que os locais funcionem não somente em relação à infraestrutura, mas também com relação aos professores para que o desenvolvimento do trabalho dos nossos docentes seja pleno”.

Ana Lúcia citou as escolas que estão necessitando de serviços e disse que a população que mora no entorno dos locais solicita as devidas melhorias aos estudantes. “Na escola Antônio Tibúrcio, do Alto Santa Terezinha; a Manoel Antônio de Freitas, na Bomba do Hemetério; a Josefina Marinho que fica no Alto José do Pinho; a Professora Jandira Botelho, em Campo Grande; Darcy Ribeiro, do Cordeiro e a Ladjane Bandeira, em Água Fria, são importantíssimas. Os equipamentos públicos que ali compõem aqueles bairros prestam grande serviço à população. Nós temos acompanhado as entregas das escolas, e é preciso acompanhar não só nas reformas e requalificações, como também na construção de novas unidades. Na hora em que se lança a pedra fundamental para a construção de mais uma unidade de ensino, uma população inteira está ali para ecoar o seu grito de vitória porque tem uma história de luta”.

A parlamentar destacou o programa Escola no Grau que envolve a construção de escolas e de quadras cobertas, ampliação e requalificação de 200 escolas e creches até o final de 2024. Ela ressaltou que as escolas citadas nos oito requerimentos são consideradas prioridades. “A gente precisa destacar que o programa Escola no Grau tem um objetivo e, por isso, observando essas unidades citadas, sentimos que elas precisam urgente de serviços porque elas têm histórico de pleitos. E é valoroso esse olhar da Casa porque na hora em que o secretário de Educação, Fred Amâncio, apontar uma unidade para ser contemplada, tenhamos essa visão de direcionarmos as que estão necessitando mais. A rede hoje é composta por 332 unidades, e temos mais de 80% dela que passará por uma requalificação. Isso é importantíssimo. Quando a infraestrutura chega em uma escola, vem também o mobiliário e um novo olhar voltado para a aprendizagem”.

Todos os requerimentos destacados por Ana Lúcia são dirigidos ao secretário de Educação do Recife e solicitam reformas estruturais em várias escolas da rede municipal de ensino: na Escola Municipal Antônio Luiz, no Bairro do Fundão (requerimento nº 991/2023); Escola Municipal de Água Fria, em Campina do Barreto (requerimento nº 992/2023); Escola Municipal Antônio Tibúrcio, no Alto Santa Teresinha (requerimento nº 993/2023); Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas, na Bomba do Hemetério (requerimento nº 994/2023).

As solicitações se repetem da mesma forma para a  Escola Municipal Josefina Marinho, no  Alto José do Pinho (requerimento nº 996/2023); Escola Municipal Professora Jandira Botelho Pereira da Costa, em Campo Grande (requerimento nº 1144/2023); Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro (requerimento nº 1145/2023); Escola Municipal Ladjane Bandeira, em Água Fria (requerimento nº 1146/2023).

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.02.2023.