Marco Aurélio Filho exalta projeto sobre educação ambiental

Para incentivar a educação ambiental no Recife, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou, na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (28), o projeto de lei número 230/2022, de sua autoria, que determina aos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do Recife a realização de visitas semestrais aos parques urbanos e aos equipamentos do Sistema Municipal de Unidades Protegidas (Smup). "O projeto já tem o parecer favorável da Comissão de Educação e o objetivo dele é para que a gente possa, de fato, educar as próximas gerações sobre os cuidados com o nosso planeta".

Entre os objetivos do projeto de lei do vereador, estão: diversificar as estratégias de ensino da Educação Ambiental no currículo escolar do estudante, em consonância com as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental; garantir que os estudantes adquiram conhecimentos e habilidades necessários para promover o desenvolvimento sustentável; e assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida estudantil.

Segundo ele, cerca de cinco mil visitantes foram ao Jardim Botânico e ao Econúcleo do Parque da Jaqueira, e que a pretensão é que o interesse pela educação ambiental faça parte da rotina da população. “É importante para que a gente possa educar as nossas crianças e tenhamos [conteúdos sobre] no nosso currículo. E, desta forma os estudantes aprendem sobre biodiversidade, mudança climática, verde urbano, consumo consciente, sustentabilidade, água, resíduos sólidos, são debates que fazem toda a diferença lá na frente”. O parlamentar também chamou atenção para a proximidade das chuvas e destacou a importância das ações de prevenção aos impactos na cidade. 

Marco Aurélio Filho afirmou que a Prefeitura do Recife vem fazendo investimentos na infraestrutura da cidade na tentativa de minimizar os impactos das chuvas. “Precisamos fazer esse debate e avançar nesses aspectos [ambientais]. Quando o prefeito João Campos (PSB) esteve na COP26, ele anunciou que as nossas escolas estariam com um projeto de engajamento da comunidade escolar com a implementação dos equipamentos de energia solar. Isso seria, sim, mais um instrumento para que a gente possa implementar a educação ambiental no corpo escolar. É esse o caminho que a gente precisa”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.02.2023