Alcides Cardoso aborda problemas em aquisição e o desuso de instrumentos musicais
Ao plenário, Cardoso relembrou os problemas indicados por uma auditoria especial do TCE-PE sobre a aquisição dos instrumentos, que foi realizada no final do governo do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB). “Entre as irregularidades cometidas nessa aquisição, apontadas pelo relatório, estão a ausência de transparência e publicidade no processo de contratação da fornecedora dos instrumentos, caracterizando uma licitação sigilosa. O relatório aponta que não houve comprovação de vantagem nos preços registrados e a estimativa dos quantitativos adquiridos foi inadequada, possuindo características de superdimensionamento”.
O vereador disse ter realizado um pedido de informação ao Poder Executivo para compreender a capacidade de o município utilizar todo o material adquirido. “Para se ter uma ideia, segundo a Prefeitura do Recife, a rede de ensino possui 27 bandas. No nosso pedido de informação, perguntamos qual é a quantidade de professores de música a ensinarem com instrumentos musicais e a resposta da gestão foi de que há apenas sete maestros, sete profissionais do corpo coreográfico e sete estagiários para atender a essa demanda”.
Segundo Cardoso, a Prefeitura afirmou que 7.240 dos 14 mil instrumentos musicais comprados estão estocados no galpão utilizado pela Secretaria de Educação. Ele classificou o desuso dos equipamentos como “prejuízo”. “O prejuízo estimado aos cofres públicos com esses equipamentos estocados é de R$ 5,5 milhões desperdiçados naquele galpão, que poderiam ser utilizados para construir, por exemplos, duas creches como a que está sendo construída na Mustardinha".
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Em 28.03.2023