Alcides Cardoso coloca estação de bicicleta na Beira Rio em debate
De acordo com Alcides Cardoso, o pedido de retirada da estação de aluguel de bicicletas foi feito por comerciantes que atuam na venda de alimentos na região do calçadão da avenida Beira Rio. “Ali tem comerciantes de coco, tapioca, cachorro quente que estão sendo prejudicados. É uma demanda deles e eu acho que, realmente, tem como realocar. Está atrapalhando o estacionamento, que já é pouco ali na Beira Rio”.
Após ouvir considerações dos colegas, o vereador fez questão de dizer não ser contrário ao uso de bicicletas na capital. “Não sou contra bike, inclusive pedalo e acho que as ciclofaixas da cidade do Recife são importantes”.
Em aparte, o vereador Rinaldo Junior – que é vice-líder do governo municipal na Câmara – disse que não apoia a iniciativa, mas que levará a demanda até a gestão. “Vossa Excelência está fazendo uma sugestão para que seja feita uma realocação das bikes do Itaú [que opera o sistema de estações de aluguel de bicicletas] para dar mais espaço para carro, para estacionamento. Não tem o meu apoio, mas Vossa Excelência é um bom vereador e está levando essa pauta para o governo. Eu vou tratar disso com eles”.
Também em aparte, Ivan Moraes argumentou que, por serem um meio de transporte compacto, as bicicletas podem representar mais chances de comércio para os vendedores da área. “No meu entender, a partir apenas do que Vossa Excelência fala, em uma estação de bike cabem oito, cabe uma quantidade [de bicicletas]. Enquanto isso, ali caberiam dois carros, no máximo. Para os comerciantes, um movimento maior de pessoas talvez seja melhor do que as que cabem em um carro”.
Em 28.03.2023