Alcides Cardoso registra importância do Dia da Síndrome de Down
O dia 21 de março também marca o Dia Internacional e o Dia Nacional da Síndrome de Down. "No primeiro Dia Municipal da Síndrome de Down, devemos sempre reforçar que não estamos tratando de uma doença a fim de quebrar esse estigma que ainda existe na nossa sociedade", reforçou o vereador. "Afinal, esses jovens e adultos que ocupam as galerias desta Casa de José Mariano são perfeitos do jeito que são e é preciso fortalecer o debate sobre políticas públicas para a inclusão das pessoas com Down nos mais diversos espaços".
O parlamentar enfatizou que as pessoas com síndrome de Down podem desenvolver seus talentos em muitas áreas, e citou alguns exemplos como o fotógrafo Nicholas Filinkoski, presente na galeria, e o ginasta Daniel Borges. “As pessoas derrubam barreiras e prognósticos médicos. Elas servem de inspiração para todos nós. São uma palavra-chave nesta discussão. Quem tem Down sofre com uma condição genética que altera o cromossomo 21 das células do embrião, número ao qual a data faz alusão. Entretanto, o acompanhamento é necessário para auxiliar na qualidade de vida”, disse.
Alcides Cardoso afirmou que é fundamental ressaltar o papel do poder público na garantia do acesso ao sistema de saúde às pessoas com Down. "A expectativa de vida delas aumentou muito graças à evolução na área nos últimos 30 anos, que possibilitou o surgimento de recursos e terapias que melhoram a qualidade de vida. Essa expectativa de vida hoje gira em torno dos 65 anos. Então, é necessário fortalecer nosso sistema de saúde para um melhor atendimento para essas pessoas".
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 20.03.2023