Ana Lúcia concede voto de aplauso para o GACC e doutora Vera Morais
Ambos os requerimentos, o do voto de aplauso e o que faz solicitação ao Governo do Estado, foram apresentados durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7). O primeiro foi o de número 1378/2023, cujo teor é semelhante ao do também vereador Samuel Salazar (MDB), igualmente aprovado. “Quero compartilhar o meu requerimento com o do meu colega, que também versa sobre os merecidos aplausos ao GACC, que está comemorando os 26 anos de existência e à doutora Vera Morais. A história profissional dessa mulher se mistura com à do GACC”, disse Ana Lúcia.
Em aparte, o vereador Samuel Salazar disse que o voto de aplauso “trata de um tema de extrema importância” e afirmou que a doutora Vera Morais “comanda a entidade com maestria”. Ele aproveitou para convidar a população e os políticos a conhecerem o funcionamento do GACC. “Quem tiver oportunidade, ajude o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco. Lá, são 70 pacientes ambulatoriais de crianças portadoras de câncer”, disse.
A vereadora Ana Lúcia disse que o GACC atende a crianças de diversas idades. Mas ela fez um recorte de dados e disse que o GACC, ao atender crianças com idades entre 6 a 12 anos, já prestou assistência a 491 crianças do sexo masculino e 414, do feminino. “Lá dentro tem uma escola municipal, a Semear, para as crianças que estão em tratamento. Ela atende aos anos iniciais e finais. Mas, nós vamos batalhar para chegar ao ensino médio”, garantiu.
Essa escola, segundo a vereadora, oferece educação, mas também “esperança” para criança em tratamento oncológico. “Ela fornece esperança porque faz com que as crianças acreditem que a cura vai chegar e que elas voltarão às suas casas”. O GACC dispõe, ainda, de brinquedoteca, um carrinho da alegria e uma lojinha para angariar donativos. “Nessa lojinha há um bazar para reverter as vendas em favor do GACC. Lá, tem uma corrente de humanização. Inclusive, crianças que estiveram em tratamento e hoje são adultas, fazem residência no GACC, devolvendo o que receberam”. Ana Lúcia destacou também um projeto chamado de sorveteca.
Educação - Outro requerimento de autoria da vereadora, discutido e aprovado, foi o de número 1487/2023, através do qual faz um apelo à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para que sejam enviadas à Câmara do Recife informações sobre a Rede Estadual de Educação. “Essa proposição tem um valor muito grande para todos os professores e professoras da rede estadual de ensino, sobretudo os últimos que foram aprovados no concurso feito em 2022”.
A parlamentar explicou que foi procurada por educadores de diversas cidades pernambucanas e que eles estariam preocupados em relação à chamada dos profissionais diante da necessidade de Pernambuco. “Fomos procurados por vários professores que residem no Recife e em outras cidades do Estado e que estão preocupados com relação à convocação e lotação imediata desses professores em salas de aula. Eles estão angustiados porque mesmo que convoque todo o banco de reserva não supre o número de professores que o Estado precisa. E não há uma proporcionalidade entre os que têm contrato temporário e concursados. Em 2021, foram 19.808 concursados e 17.021 contratados. Não há uma proporcionalidade, e isso não é bom. O contratado é necessário sim, e supre demandas como afastamentos, licenças médicas etc”.
Ana Lúcia argumentou que o requerimento número 1487/2023 traz questões solicitando o quantitativo de profissionais cedidos, convocação do número de concursados, entre outros itens, que, segundo ela, precisam ser esclarecidos pelo governo de Pernambuco. “O pedido que eu faço é que destrinche o número de professores cedidos, afastados e licenciados. Quantos concursados efetivamente serão convocados e aprovados em concurso público que ficarão no cadastro de reserva? As pessoas precisam saber dessas informações”.
No aparte, o vereador Felipe Alecrim (PSC) parabenizou a solicitação de Ana Lúcia e chamou também atenção para a rede municipal de ensino. “Ana Lúcia sempre trazendo importantes proposições como a educação de qualidade. Fizemos algumas visitas em unidades de ensino e quero acrescentar algo muito válido e precisa ter um apoio: sobre termos o mesmo olhar voltado para o ensino municipal. Tenho recebido críticas sobre crianças que não conseguem se matricular. E, quando conseguem, são em unidades que ficam distantes de suas residências, e nós estamos falando de muitas famílias que não dispõem de recursos para o transporte”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 07.03.2023.