Câmara celebra os 50 anos da URB
Além dos dois parlamentares, compuseram a mesa de honra da reunião solene o presidente da URB, Luís Henrique Lira, a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, e o secretário municipal de Defesa Civil, Cássio Sinomar Queiroz.
“Estamos aqui com pessoas que pensam e lidam com esses problemas no seu cotidiano. pessoas competentes e dedicadas, que lutam para construir um Recife melhor”, disse Cida Pedrosa ao fazer suas colocações na tribuna do plenário. “Bravas e bravos lutadores da nossa cidade que diante dos desafios seguem firmes na luta por um recife mais humano”.
Em seu discurso, a vereadora deu destaque às realizações de infraestrutura urbana recente que contaram com a participação da URB e que deixaram marcas na cidade, como o parque Capibaribe, a requalificação do Cais da Aurora, a melhoria dos passeios públicos, a retomada do habitacional Sérgio Loreto e o habitacional do Pilar. Pedrosa salientou, também, a importância do direito à cidade e da necessidade de uma reforma urbana para construir um Recife “onde as necessidades das pessoas estejam plenamente atendidas e o direito de viver e ser feliz sejam garantidos”.
Outro ponto abordado pela parlamentar foi o papel da URB na construção de marcos legais. “A URB, através do seu corpo técnico, sempre foi protagonista e vanguarda na tarefa de planejar a cidade. Esteve à frente da elaboração de várias legislações urbanísticas, destacando o seu pioneirismo na legislação para os sítios históricos, em 1979, e na concepção das áreas ZEIS [Zonas Especiais de Interesse Social], em 1983”.
Após o pronunciamento, Cida Pedrosa distribuiu certificados e fotos-poemas de sua autoria às mulheres ex-presidentes da URB, Ana Claudia Mota, Débora Mendes, Norah Neves. Também foi feita uma homenagem aos funcionários da Autarquia com a entrega de um certificado à ex-diretora Regina Marcia Nunes.
Durante a solenidade, a secretária Marília Dantas subiu à tribuna para falar sobre a capacidade da Autarquia de fazer avanços em meio ao aos desafios que enfrenta. “A URB é filha da luta. De uma história de intervenções de pequena e de grande complexidades. Intervenções essas que transformam a vida das pessoas e garantem um imenso orgulho e uma satisfação enorme de cada obra que é entregue à população”.
Luís Henrique Lira salientou algumas das novidades que devem marcar os próximos anos da URB – como a autorização de recursos para áreas de encostas, o viário da ponte Jaime Gusmão, a requalificação do Mercado de São José, e a realização de concurso público para a composição de quadro de pessoal efetivo. Além disso, ele não deixou de reconstruir partes da trajetória das cinco décadas da Autarquia.
“Foram centenas de obras de contenção de encostas, milhares de unidades habitacionais, ruas e avenidas abertas, pavimentadas, asfaltadas, praças, passeios, canais, túneis, recuperação de prédios históricos, planos e projetos no sentido de dar as tais plenas condições de convivência e existência”, lembrou o presidente da URB. “Aqui no Recife, as gestões municipais nas últimas cinco décadas buscaram atacar o problema da cidade crescida sobre aterros e encostas, a irregularidade do solo, as áreas alagáveis, a falta de recursos. E tivemos que aprender muito no processo”.
Após uma apresentação do Coral Voz Urbana, formado por servidores da URB, o presidente Romerinho Jatobá fez uso da palavra para enaltecer a entidade. O verbo urbanizar significa dar dignidade e cidadania. Cada um dos senhores e das senhoras que trabalham na URB desenvolvendo as mais diversas funções, no final e cada expediente, fazem entregar a dignidade e a cidadania através das grandes obras e também das pequenas entregas”, afirmou. “Às vezes, andamos na comunidade e fazemos a entrega de um corrimão. E parece algo tão simples. Mas quem vive naquela localidade, que depende de uma escadaria, que tem uma dificuldade de locomoção, que carrega uma feira, sabe que um corrimão ajuda muito. E as obras que a URB faz ultrapassam o simples corrimão”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 23.03.2023