Câmara do Recife realiza evento de homenagem a mulheres

Uma solenidade intitulada “Prêmio Mulher Virtuosa” foi promovida na Câmara do Recife nesta quinta-feira (9), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que ocorreu na última quarta-feira (8). O evento, idealizado pela vereadora Michele Collins (PP), distribuiu homenagens a mulheres de destaque da sociedade pernambucana. O vereador Victor André Gomes (União Brasil) presidiu a reunião.

Além de Michele Collins e Victor André Gomes, compuseram a mesa de honra da solenidade a 1ª tenente do Exército e nutricionista Natália Brito; a gerente de relações institucionais da vice-governadoria de Pernambuco Raquelle Maia; a teóloga e pedagoga Ketyanne Barros; a apóstola e artista plástica Graça Lacerda; e a médica Geisa Maria Campos de Macedo.

Em seu discurso na tribuna do plenário, Michele Collins falou da importância do Dia Internacional da Mulher e das lutas pela redução das desigualdades que afetam as mulheres. “Trata-se de uma ocasião especial comemorada em todo o mundo, destinada àquelas que, na verdade, fazem jus de serem homenageadas todos os dias do ano”, disse. “Esta Casa Legislativa tem tratado desse tema com muita responsabilidade, por meio de um conjunto de pautas positivas”.

Michele Collins mencionou como exemplo desse trabalho algumas das ações de seu mandato aprovadas em plenário, como a resolução 2.575, que estabelece que a Câmara integre a campanha mundial “Outubro Rosa”, que objetiva alertar a mulher sobre o câncer de mama. Outro dispositivo citado foi a lei municipal 18.241/2016, que trata do Programa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência.

Outros discursos - Na sequência, a cantora e compositora gospel Ketyanne Barros, que também é teóloga e pedagoga, fez uma apresentação musical, acompanhada de Leonardo Gregório, no teclado e violão. Coube à apóstola e artista plástica Graça Lacerda fazer um discurso para dizer “O que é ser uma mulher virtuosa no século 21”. Ela abordou a espiritualidade no cotidiano feminino e disse que era um privilégio falar sobre o tema, “principalmente quando se distingue o papel que Deus quer da mulher”. Graça Lacerda afirmou que “falar de mulher é uma coisa muito preciosa, pois lembramos as graças que Deus nos concedeu, sobretudo a maternidade, que é o nosso dom mais poderoso”. 

Para Graça Lacerda, “quando uma mulher descobre o propósito original de Deus em sua vida, começa a ter alegria”. A mulher, disse a apóstola, “é algo muito especial no coração do Pai, pois o Senhor a preservou para um fim de glória”. De acordo com Graça Lacerda, quando a mulher “coloca essa certeza dentro de si, não tem como a graça de Deus não se manifestar no mundo físico”. Ela acrescentou que uma mulher virtuosa é importante na vida da família e nos âmbitos da igreja e da sociedade. “A mulher é fundamental no mundo e sem ela o propósito de Deus, para a vida, não se cumpre. A mulher foi chamada para edificar e não para seduzir. Nós temos um propósito pessoal de edificar e estabelecer a nossa casa”. 

Graça Lacerda afirmou que “a mulher virtuosa” é citada no livro dos Provérbios da Bíblia e citou que, entre as qualidade e características dessa mulher estão: “Sabedoria, destreza, desenvoltura, conduta de mãe cheia de afetos, tirocínio de empresária bem sucedida e meiguice de esposa afetuosa. Sua relação exemplar de esposa é enaltecida e seu investimento na vida dos filhos torna-se algo tão grande, que seus frutos são vistos publicamente. Seu exemplo atravessa os séculos e serve de luzeiro para uma geração”. 

Logo em seguida, a vereadora Michele Collins fez a entrega de uma placa às homenageadas. Um vídeo também foi exibido no telão do plenário da Câmara do Recife, com mulheres falando da homenagem. O filho da vereadora, Alef Collins, entregou um ramalhete de flores para a mãe e, após esse momento, a doutora Viviane Guimarães, que trabalha com doenças raras, subiu à tribuna para falar em nome das homenageadas. “Quero agradecer a honra de falar em nome das homenageadas. É uma alegria e uma responsabilidade representar essas mulheres incríveis que fazem toda a diferença na sociedade. Estou emocionada por representá-las”. 

Viviane Guimarães ressaltou ser necessário “valorizar o trabalho de todas as mulheres. São inúmeros os afazeres. Temos nossos trabalhos pessoais e ainda encontramos tempo para contribuir para a sociedade”. Ela fez referência ao 8 de março e disse que o Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data comemorativa. “Ela é histórica, pois vem de lutas sociais que nos abriram caminhos. Se hoje temos lugar de fala e de poder é porque outras mulheres nos antecederam”. Ela fez uma breve referência ao trabalho da vereadora Michele Collins, na área da saúde, com vistas a minimizar os problemas causados pelas chamadas doenças raras. “A vereadora é uma grande parceira na luta de mães com filhos de doenças raras. A senhora faz um trabalho político importante e de fiscalização”, reconheceu. 

A médica Viviane Guimarães encerrou seu discurso desejando “um mundo com menos violência, menos machismo, menos preconceito contra a mulher. Temos nosso lugar na ciência e na politica e precisamos ser respeitadas”. Ela também disse que é importante que as autoridades se sensibilizem com os problemas enfrentados pelas mulheres com deficiência. Depois do discurso, mais uma apresentação musical foi feita, desta vez pelo maestro Ricardo Diniz e a violinista Gabriela Alessandra, do Conservatório Instituto Artes Sol Maior. O vereador Victor André Gomes fez as colocações finais e convidou os presentes para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

  

LISTA DAS HOMENAGEADAS

 

ADRIANA BACHMANN

ALINE DINIZ

ANA GLÁUCIA

ANNA PATRÍCIA FARIAS DE CARVALHO

 ANGÉLICA OLIVEIRA

GEISA MARIA CAMPOS DE MACEDO

GRAÇA LACERDA

IRACEMA PRAZERES DA SILVA,

JEMIMA PESSOA DA SILVA NASCIMENTO

KELLY CRISTINA CASTRO MENEZES

KETYANNE BARROS

MARIA DE LOURDES MARTINS CARNEIRO

MARLENE VIEIRA

DESPERTA DÉBORA (Movimento de Oração)

MARIA CLAUDINETE DE OLIVEIRA RAMOS

MARLEIDE SIQUEIRA (Por representação)

NATÁLIA MARIA DE BRITO VIEIRA GALDINO

PAULA ARRUDA

PRISCILA KRAUSE BRANCO (Por representação)

RAFAELLA PADILHA

REGINA CÉLIA BARBOSA (Por representação)

RIZONEIDE GERÔNIMO OLIVEIRA DOS SANTOS

SONIA BRAZ

VIVIANE GUIMARÃES

JULIANA COELHO (Por representação)

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 09.03.2023.