Cida Pedrosa apresenta voto de aplausos à exposição sobre Lia de Itamaracá

A Câmara do Recife aprovou dois requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que têm como centro a Ocupação Lia de Itamaracá, exposição sobre a artista pernambucana que está em cartaz no Paço do Frevo até o dia 21 de junho. Nas matérias, a parlamentar – que subiu à tribuna nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária do Poder Legislativo, para defender a aprovação dos pedidos – solicita a concessão de votos de aplauso às instituições realizadoras da Ocupação e à curadora Michelle de Assumpção, responsável pela pesquisa que resultou na exposição. A parlamentar também ocupou a tribuna para debater dois requerimentos, de sua autoria, sobre ZEIS.

Enquanto o requerimento nº 2332/2023 pede voto de aplausos e congratulações a Assumpção, o requerimento nº 2343/2023 parabeniza o Paço do Frevo, o Centro Cultural Estrela de Lia, o Instituto Itaú Cultural e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

“Eu tive o prazer de, na semana passada, ter ido à exposição que está acontecendo no Paço do Frevo, que conta um pouco da história da nossa Lia de Itamaracá”, disse Pedrosa no pronunciamento. “É emocionante. Você lá encontra a história, as roupas, as músicas, depoimentos. Eu fiquei completamente enlevada”.

Ao plenário, a vereadora salientou um dos pontos abordados pela Ocupação: o problema do racismo. “A exposição é um grito de combate ao racismo. Para vocês terem uma ideia, eles colocam a notícia de jornal, que não é de muito tempo, em que Lia é descoberta e é chamada de ‘aquela negrinha’. Ela era doméstica de uma família muito rica e o que mais me chocou é que, ao invés de entrevistarem Lia, entrevistaram os patrões de Lia. Ou seja, era a chancela das pessoas brancas que diziam como Lia seria”.

O Paço do Frevo fica localizado na Praça do Arsenal da Marinha, nº 91, no bairro do Recife. Seu funcionamento ocorre de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingo, das 11h às 18h.

ZEIS- A vereadora Cida Pedrosa (PSOL) também debateu dois requerimentos de sua autoria, durante a reunião plenária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal do Recife. A proposição 2373/2023 e 2374/2023 dirigem, respectivamente, indicação à Prefeitura para que sejam providenciadas iniciativas previstas na Lei Complementar nº 2/2021 para instituir as comunidades de Vilas Boas e Nova Conquista, ambas no bairro do Barro, como Zona Especial de Interesse Social 1 (ZEIS1).

“São duas comunidades com ações judiciais. Estamos falando aqui de 1.200 famílias nas duas comunidades. Nova Conquista tem uma ação judicial, mas não tem uma decisão de reintegração de posse. Villas Boas fica numa situação mais precária e tem hoje uma decisão liminar de uma das Varas Comuns para reintegração. Esses locais foram ocupados de forma extremamente ordenada e com energia elétrica. Villas Boas tem coleta diária porta a porta de lixo e está numa área agregada dos postos de saúde da região para atendimento às suas famílias. São duas comunidades que estão prontas para a urbanização de forma geral”.

A parlamentar citou que a Prefeitura está conduzindo obras positivas em Villas Boas e pediu uma atenção do governo municipal em relação à colocação dos dois locais como ZEIS 1. “O prefeito João Campos está fazendo obras de vital importância para a comunidade de Villas Boas, que são saneamento, drenagem e pavimentação da rua principal. O poder público já tem o seu olhar para essas duas comunidades e a gente quer que se sensibilize tornando-as Zona Especial de Interesse Social. Inclusive, irá ajudar no processo de reintegração de posse já que o juiz competente vai perceber o total interesse do poder público municipal em relação aos dois bairros”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o voto de aplausos.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a ZEIS.

Em 28.03.2023