Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher recebe esclarecimentos da secretária Glauce Medeiros

Com a presença da secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou reunião na tarde desta terça-feira (14) para receber esclarecimentos de projetos de lei que são anunciados pelo Executivo como conquistas importante para a causa feminina no município. Um deles visa a criação do primeiro concurso público para a Secretaria da Mulher do Recife e, o outro, a regulamentação do Fundo Municipal de Política para a Mulher. Ambas as propostas, criadas dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, estão em fase de conclusão e serão encaminhados em breve pelo prefeito João Campos à Câmara Municipal.

Participaram da reunião as vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), presidente do colegiado; Ana Lúcia (Republicanos), vice-presidente; Andreza Romero (Podemos) e Pretas Juntas (PSOL). “Enquanto não damos o salto civilizatório de termos as mulheres como maioria na política, e o patriarcado não deixa de ser uma ameaça, vamos precisar dessas políticas afirmativas. É muito bom termos essa política em favor da mulher, que há 20 anos só avança na cidade do Recife”, afirmou a presidente. Além da participação da secretária, a reunião também serviu para distribuição de nove projetos de lei para análise e emissão de pareceres.

Em seus esclarecimentos, a secretária Glauce Medeiros afirmou que o projeto de lei que institui o concurso público para compor o quadro de pessoal da Secretaria da Mulher do Recife busca criar 81 vagas para as áreas de assistência social, psicologia, jurídica, pedagogia, ciências sociais, educação social e arte educação (nível superior). Segundo ela, é a primeira vez na história que a Prefeitura do Recife, realizará um concurso público para a Secretaria da Mulher.

Quanto ao projeto que trata da regulamentação do Fundo Municipal de Política para a Mulher, ela explicou que a proposta beneficiará ações das políticas de gênero, possibilitando à Secretaria da Mulher do Recife captar recursos de diversas fontes. Glauce Medeiro disse que outra iniciativa da Prefeitura do Recife que será importante na vida das recifenses será a criação do Centro Bárbara de Alencar. “Esse centro está em obra e quando ele for criado irá fortalecer as iniciativas profissionais e financeiras das mulheres, pois contará com um laboratório audiovisual e uma cozinha de vanguarda. Nessa cozinha, serão oferecidos cursos que garantirão melhores condições financeiras e darão oportunidade para mulheres se desenvolverem”.

Glauce Medeiro comentou que todos esses projetos e ações “são resultantes de uma luta de muitos anos” e que eles comprovam “o compromisso do prefeito João Campos para com a causa das mulheres e de gênero”. Ela lembrou, ainda, que o Recife, “é a primeira capital com paridade de gênero nos cargos de primeiro escalão”.

No final da reunião, a vereadora Cida Pedrosa informou que, além desses projetos citados pela secretária, o prefeito João Campos se comprometeu, esta semana, a construir cinco novas creches e a reformar outras cinco. “Falar em creche não é só uma questão política em favor da criança, mas também de empoderamento da mulher”.

Ao analisar as propostas da Prefeitura do Recife, a vereadora Ana Lúcia comentou que o concurso público garante não só perenidade ao servidor, mas é também um investimento na qualificação profissional do servidor. Andreza Romero, por sua vez, garantiu que os projetos do Executivo deverão ter pareceres favoráveis na Comissão de Legislação e  Justiça, da qual faz parte.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 14.03.2023.