Doduel Varela fala sobre a importância do Dia Internacional da Mulher

O vereador Doduel Varela (PP) defendeu a garantia de direitos, prevenção e combate à violência contra a mulher, aproveitando a celebração do Dia Internacional da Mulher, que ocorre neste 8 de março. Ele fez o discurso abordando diversos aspectos da causa feminina durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife nesta terça-feira (7), e destacou a importância da luta pela igualdade de gênero.

 

Para o vereador Doduel Varela, os índices de violência contra a mulher e empregabilidade demonstram que ainda é preciso de muita mobilização da sociedade e das autoridades em torno do assunto.  “Apenas em janeiro deste ano, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco registrou quatro mil casos de violência doméstica e familiar no Estado. Isso sem falar nos casos não registrados, frutos da cultura machista que faz com que muitas vítimas não denunciem ou sejam descredibilizadas. Em 2022, foram 72 feminicídios, ou seja, assassinatos de mulheres apenas pelo fato de serem mulheres. São dados alarmantes, que nos chocam e preocupam”, apontou. 

O parlamentar aproveitou para destacar projetos de lei de sua autoria em prol da diminuição dos dados de violência contra a mulher e a garantia dos direitos. “De 2021 para cá propusemos uma série de projetos de lei que visam contribuir para uma mudança de cultura e garantir direitos às mulheres. Um deles hoje é a lei municipal número 18.815/2021, de nossa autoria, que cria o programa de cooperação ‘Sinal Vermelho’, de combate à violência”. 

De acordo com o vereador, o ‘Código Sinal Vermelho’ tem o objetivo de incentivar as mulheres a denunciarem situações de violência doméstica e a obterem ajuda em órgãos públicos e entidades privadas. Ao mostrar um X desenhado na palma da mão, de preferência na cor vermelha, a mulher está pedindo ajuda para a pessoa que atende na farmácia, padaria, lanchonete, hotel ou em qualquer estabelecimento público ou privado que aderir voluntariamente ao programa humanizado de proteção.

Ele também mencionou outras seis proposições que também são do interesse das mulheres, como o projeto de lei de número 311/2021, de garantia das lactantes amamentarem durante concursos públicos; o PLO número 224/2022, que estabelece o percentual mínimo de vagas para mulheres nos concursos da guarda municipal; o PLO número  94/2022, de isenção da tarifa de transporte público para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. 

“Direito à vida, o mais básico, que nem deveria estar em questão, infelizmente ainda não está garantido para as mulheres. Muitos outros direitos também precisam ser defendidos, todos os dias. Toda a sociedade tem que se envolver nesta luta, inclusive os homens. Contem conosco”, complementou Doduel Varela.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 07.03.2023