Fred Ferreira alerta para necessidade de obras no Alto do Capitão

O vereador Fred Ferreira (PSC) destacou, na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante reunião plenária desta terça-feira (14), que existe uma demanda da comunidade do Alto do Capitão, Zona Norte da cidade, pela construção de uma barreira. O parlamentar, na ocasião exibiu imagens aos demais parlamentares da Casa de José Mariano, no telão do plenário, sobre as condições do local.

“Passamos por lá, recentemente, e a gente quer pedir atenção especial à Prefeitura do Recife sobre esse assunto porque se for fazer uma pesquisa e conversar com os moradores, lá do Alto do Capitão, é unânime que todos pedem pela construção da barreira. Fiz algumas imagens para a gente ver essa real situação. Que a Prefeitura faça ações e a obra possa sair do papel. É a voz das pessoas que estão ali precisando muito. São situações que a gente realmente tem que cobrar, e não é a primeira vez. É uma população muito carente”.

No aparte, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), citou uma situação semelhante sobre a necessidade de obras, na Mangabeira. “Ali, na Mangabeira, área central do Recife próximo à avenida Norte, a comunidade tem medo de deslizamento de terra, tanto para quem mora em cima, como embaixo, e isso precisa ser corrigido. Já fiz várias solicitações”.

O líder do governo na Casa, vereador Samuel Salazar (MDB), destacou que o prefeito João Campos tem buscado investir e fazer a construção de uma série de barreiras no Recife e lamentou não ter tido apoio do governo federal. “Pertinho do Alto do Capitão foi iniciada a obra da Barreira da avenida Chagas Ferreira, onde divide os bairros da Linha do tiro e Dois Unidos. Infelizmente, nos dois primeiros anos de gestão do prefeito João Campos, não tivemos nenhum tipo de apoio do governo federal que você sempre defendeu, mas o prefeito João Campos buscou recursos e nós aprovamos, aqui na Casa, o maior empréstimo da história do Recife. Inclusive, o prefeito está em Brasília correndo atrás para que esse recurso chegue o mais brevemente possível para dar início a uma série de outras obras. Temos 900 pontos de barreiras que precisam ser construídos aqui, na nossa cidade. Teremos, assim, novas inaugurações, obras e serviços importantes para trazer mais qualidade de vida e mais sossego”.

Já Víctor André Gomes (União Brasil) citou dois locais que também necessitam de serviços. “Na Zona Norte do Recife, é no Alto do Cruzeiro, aprovado pelo antigo Orçamento Participativo, e a barreira não foi ainda executada. Outro problema é no Córrego do Joaquim, onde estive presente semana passada. Que a gente possa buscar uma intervenção lá e não seja paliativa. Afinal de contas, são 120 famílias que moram naquela localidade. Espero que essas 900 áreas citadas por Samuel Salazar realmente sejam executadas”.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) ressaltou que tem recebido uma série de reclamações de pessoas residentes no Vasco da Gama e Nova Descoberta. “A gente tem observado certas situações que trazem já de imediato um grande prejuízo à vida dessas pessoas porque o sono delas é interrompido todas as vezes que chove. É necessário que haja um plano de drenagem para que essas situações sejam modificadas”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 14.03.2023