Ivan Moraes apresenta requerimentos que visam ao preparo da cidade para as chuvas

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27) um conjunto de sete requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) que têm como objetivo solicitar à Prefeitura ações localizadas de preparação para a estação chuvosa que se aproxima. De acordo com o parlamentar, os pedidos fazem parte de uma iniciativa do seu mandato denominada ‘Antes que Chova’, e que incluirá uma audiência pública marcada para acontecer na Casa na próxima quarta-feira, às 10h.

Dentre as solicitações aprovadas, estão a limpeza de canais, canaletas e galerias, a remoção de entulhos e a poda de árvores em bairros como Vasco da Gama, Afogados, Dois Irmãos, Barro e Cordeiro. Segundo Moraes, o seu gabinete deve protocolar cerca de cem pedidos do tipo nos próximos dias. “São intervenções que entendemos ser pontuais. Não são o que resolve, mas são intervenções de que a gente precisa e que podem ser feitas em breve. Custam menos dinheiro e podem ser concluídas em menos tempo para que a gente possa preparar a cidade o mais brevemente possível, antes que chova”, disse o vereador.

No discurso, o vereador não deixou de tecer considerações sobre pontos que considera deficitários na gestão da Prefeitura para o período chuvoso, como o investimento em moradia e as estratégias de comunicação. “Temos feito estudos que mostram que a execução orçamentária da Prefeitura do Recife nos últimos anos para a moradia ainda é irrisória. A Prefeitura não prioriza, ainda, a moradia. Conta sempre com recursos ou do Governo Federal ou de órgãos estrangeiros, mas não costuma separar recursos de fonte própria para a moradia, embora a gente reconheça que são investimentos caros”.

Ivan Moraes afirmou, também, que a audiência da próxima quarta-feira é uma oportunidade para colher informações, junto à população, sobre as deficiências mais urgentes relacionadas ao preparo para a estação das chuvas. “Desde que entramos nesta Câmara, no iniciozinho de cada ano, nós convocamos a sociedade do Recife – de todos os lugares, de morros, de alagados – para que possa nos ajudar a entender quais são os pontos que precisam de uma atenção especial, que são áreas de risco, onde pode ter deslizamento e alagamento. E para que a Prefeitura possa ter, a partir desta Casa, a informação que as pessoas nos dão. Nós acreditamos muito na inteligência coletiva e nas possibilidades de as próprias pessoas intervirem o mais diretamente possível na coisa pública”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 27.03.2023