Ivan Moraes cobrou reabertura do Cinema São Luiz

O Cinema São Luiz foi fechado no mês de junho de 2022 para reformas voltadas para a modernização do sistema de climatização e instalação elétrica. O vereador Ivan Moraes (PSOL) lamentou, na tribuna desta segunda-feira (20), que o espaço cultural esteja fechado há quase um ano e destacou a sua importância para a capital pernambucana. O assunto foi abordado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. “Embora não diga respeito especificamente à Prefeitura do Recife, é um tema fundamental para a vivência na nossa cidade", disse o parlamentar.

"O nosso cinema São Luiz é um lugar em que tradicionalmente a população tem acesso a assistir filmes feitos em Pernambuco e no Brasil.  Para se ter uma ideia, em 10 anos, o São Luiz vendeu 100.000 ingressos apenas para filmes pernambucanos e boa parte desses filmes foram realizados através de leis de incentivo à cultura do nosso Estado e do nosso país”.

Ivan Moraes destacou a importância do cinema no sentindo de garantir um maior acesso à cultura à população. Ele demonstrou preocupação sobre a segurança no entorno do cinema e questionou o governo do Estado.  “Quando a gente fala de um cinema São Luiz, que é um patrimônio assumido pelo poder público, a gente não está falando somente da cultura ou do acesso ao audiovisual a um preço baixo. Estou também falando de segurança e de desenvolvimento econômico. Imaginem mil pessoas saindo do cinema, centro da cidade, na Rua da Aurora, num final de tarde de sábado ou no domingo buscando um lanche? É preciso levar em consideração esses fatores. Até agora ninguém sabe quando vai ser entregue o cinema São Luiz. Várias pessoas ligadas ao audiovisual estão preocupadas. Precisamos saber do governo do Estado uma resposta. O cinema São Luiz não dá prejuízo. Queremos ele de volta e logo”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 20.03.2023