Ivan Moraes repercute audiência pública sobre a situação dos laboratórios públicos

Quatro temas foram abordados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (7): a celebração da Revolução Pernambucana; os ataques de tubarão na cidade; a plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; e a audiência pública de sua iniciativa que discutiu a situação dos laboratórios municipais de saúde pública, realizada na quarta-feira (1º). Sobre este último tema, o parlamentar também ressaltou os encaminhamentos realizados à Prefeitura do Recife para melhorias nos laboratórios municipais a partir dos debates da audiência pública.

No primeiro tema abordado pelo vereador Ivan Moraes, ele falou sobre a Data Magna do Estado, comemorada ontem, dia 6, e que relembra a Revolução Pernambucana de 1817. “Foi a primeira revolução em linha reta, liberal e republicana, da história da América Latina. E a única vitoriosa”, fazendo referência ao movimento que resultou na formação de uma nação independente dentro do Brasil, durante 75 dias. Pernambuco chegou a ter, inclusive, uma Constituição.

O segundo assunto tratado pelo parlamentar na tribuna da Câmara Municipal foram os três ataques de tubarão que aconteceram na Região Metropolitana do Recife nos últimos 30 dias, sendo os dois últimos no final de semana que passou. Para Ivan Moraes, a Casa de José Mariano deve “debater de forma correta os episódios visando construir condições para que não aconteçam novos ataques inesperados com tubarões nas nossas praias”, afirmou.

Ivan Moraes destacou que há “diversas formas” de evitar os ataques. “Inclusive diversas cidades no mundo, que são cidades turísticas, realizaram empreendimentos para proteger os banhistas de tubarões. O próprio sistema de segurança se tornou também um ponto turístico. Os episódios não podem prejudicar a nossa tradição e a nossa economia no turismo. Mas, ao mesmo tempo, não podemos entender que isso é uma coisa normal e que vai sempre acontecer. É preciso tomar medidas e há diversos estudos neste sentido”, informou. 

O terceiro assunto foi a plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação realizada no fim de semana em São Paulo. Além de eleger a nova coordenação, o evento contou com a participação de recifenses e pediu a exoneração do ministro das Comunicações Juscelino Filho. “Ele pertence ao União Brasil, um partido de direita que esteve junto com Bolsonaro e que, na pauta da comunicação pública, não está do nosso lado. Além disso, recentemente ele esteve envolvido em mais um episódio de mau uso de recurso público, quando usou um avião da FAB (Forças Aéreas Brasileiras) para ir a um leilão de cavalos de raça. Esse companheiro não pode estar num governo democrático, popular e republicano que pretende reconstruir o Brasil”, reafirmou, ainda na reunião desta terça. 

O quarto e último ponto apresentado por Ivan Moraes foi a audiência pública de sua iniciativa realizada no plenarinho da Casa na semana passada, que discutiu as condições estruturais precárias, falta de profissionais e escassez de insumos nos laboratórios municipais do Recife. Ele ratificou já ter criticado por diversas vezes a situação dos laboratórios públicos da capital pernambucana. O parlamentar apresentou alguns encaminhamentos como a transferência da unidade do Laboratório Julião para a nova sede; a chamada de 11 biomédicos concursados; a implementação de prontuário eletrônico; o envio de informações sobre em que fase está o processo de licitação dos insumos, as próximas fases e prazos para a finalização. 

“Temos um laboratório central e quatro satélites que são 24 horas de urgência e não têm tido insumos para realizar seu serviço. São locais que chegam a realizar mais de dois milhões de exames por ano, e muitos deles estão sendo encaminhados à rede privada complementar, enquanto os seus servidores em alguns deles estão sem ter o que fazer. Chegamos a ver relatos de laboratoristas e médicos que têm que realizar exames à mão. Como um dos maiores polos tecnológicos do mundo, que é o Recife, que tanto se orgulha de ser ponta de lança na tecnologia, a gente tem laboratórios públicos em que técnicos e técnicas têm que realizar as suas atividades à mão?”, questionou.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 07.03.2023