Liana Cirne comenta fechamento e demissões no Cinema São Luiz
“Eu fiquei pessoalmente indignada ao ver que a equipe do Cinema São Luiz foi demitida. Esse negócio de choque de gestão é uma estupidez”, disse Cirne, referindo-se às mudanças promovidas pela nova administração estadual que assumiu o Governo em janeiro deste ano. “Aqueles servidores do São Luiz estão lá há muitos anos. Eles conhecem cada metro quadrado do cinema”.
No discurso, a vereadora mencionou a relevância do cinema para alguns dos principais festivais de audiovisual de Pernambuco, ressaltou a venda de ingressos a preços populares e a beleza das instalações da sala. “A gente está falando de um cinema que ele, em si, é uma atração turística da cidade do Recife. Eu tenho tanta alegria que quando os meus amigos e parentes vêm visitar a cidade, o Cinema São Luiz faz parte do roteiro turístico. Eu faço questão de levar todos os amigos para conhecer”.
O debate sobre a demora para a reabertura do São Luiz e as críticas em relação às demissões dos funcionários foi impulsionado por uma carta aberta publicada pelo cineasta Kleber Mendonça Filho à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). O manifesto foi repercutido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) em um aparte ao discurso de Liana Cirne. “Parabéns, Kleber Mendonça Filho, por ter nos alertado dessa decisão nefasta de demitir aqueles que mantém o São Luiz de pé. Quando se demite pessoas que estão lá anos e anos, se dedicando amorosamente ao audiovisual e ao cinema, você deixa parte da cidade acéfala. Todo governo que chega quer montar a sua equipe, mas tem lugares em que não se mexe”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 20.03.2023