Marco Aurélio Filho aprova requerimento para criação de estúdios de áudio e vídeo nas unidades do Compaz
O requerimento foi debatido e aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (27). “Anteriormente, aprovamos a nossa proposta de criação do Movimento Brega e sei que a festa é importante, mas é pontual. Precisamos agora aprofundar as questões da cultura da periferia. Dar aos artistas dos bairros a oportunidade de evoluírem nos seus trabalhos artísticos e, futuramente, até discutir os cachês deles”, disse.
Marco Aurélio Filho se autodefiniu como um parlamentar que prioriza a construção de políticas públicas voltadas para os jovens e para a cultura da periferia. “Foi dentro dessa minha prioridade, que propusemos e foi criado, através de projeto de lei, o Movimento Brega como Patrimônio Imaterial do Recife. O prefeito João Campos apoiou o movimento, que hoje é uma realidade. Mas, como já disse, precisamos avançar e é importante agora aprofundarmos essa política”, afirmou.
O vereador garantiu que a criação de um estúdio nas unidades do Compaz poderá “apontar alternativas para quem não tem. Eles vão permitir que os artistas de periferia gravem músicas e vídeos e isso poderá dar mais dignidade a eles”.
O vereador relembrou que a criação do Movimento Brega permitiu que esse estilo de música estivesse presente, de forma determinante, no palco principal do Carnaval este ano. “O Movimento Brega tomou conta do Marco Zero, num palco de encontros. Quem esteve ali se emocionou. Quem vivenciou o Carnaval, sabe que vivemos um novo momento”.
Em seguida, Marco Aurélio Filho disse que, pela primeira vez, o brega também participou do Festival Rec’n’Play, que se propõe a discutir as tecnologias, as cidades, o empreendedorismo e economia criativa. “Foi a partir do festival que tive a ideia de criar e propor o presente requerimento”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 27.03.2023.