Cardiologista Maurílio Rodrigues é cidadão recifense

Na manhã desta sexta-feira (24), o limoeirense Maurílio Rodrigues da Silva, médico cardiologista, tornou-se cidadão recifense, numa iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT). O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a reunião solene bastante prestigiada e que contou com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos no plenário da Casa de José Mariano. “Maurílio Rodrigues, um profissional paciente que faz da empatia um instrumento de trabalho tão importante quanto o conhecimento médico”, disse Osmar Ricardo.

Maurílio Rodrigues é formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1978; possui residência médica em Cardiologia no Instituto de Doenças do Tórax do Recife; Títulos em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva e em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de ser Membro da equipe médica do Hospital Português de Beneficência em Pernambuco há 45 anos.

A mesa da solenidade foi composta por Eduardo Maranhão, desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco; Carlos Porto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco; Joaquim Amorim, vice- provedor do Hospital Português e Carlos Mores, cirurgião cardíaco do Hospital Português.

O vereador Osmar Ricardo confessou que estava bastante emocionado e fez questão de ressaltar que o Título concedido a Maurílio Rodrigues ia muito além de um ato protocolar. “Conheci Maurílio em um hospital de Olinda para realizar exames, mas já ia muito nesse local porque estou presidente do Sindicato dos Servidores do Recife. Esse momento representa o genuíno agradecimento da nossa cidade à contribuição de um profissional dedicado à mais nobre das missões: cuidar de gente e salvar vidas. Ofício que exerce com excelência porque adiciona a seu esforço diário o dom inato de ouvir, de se colocar no lugar do outro. Mais do que nunca, Maurílio é um médico cidadão. Esse Título é dado pelo reconhecimento que o senhor tem feito pelo nosso Estado, pela saúde de Pernambuco e do Recife”.

O mais novo recifense disse, na tribuna, que considerava honroso o Título de Cidadão do Recife e que dividia o coração de limoeirense com o coração de recifense. “Faço questão de salientar isso. Sou, agora, feliz por ter os dois lados do coração preenchidos. Quero agradecer a Deus por estarmos todos aqui, nesse momento. À minha família também, minha mãe com 96 anos que sempre reza por mim, e meu pai, que já não está mais entre nós. Tive o privilégio de conviver em Limoeiro e usufrui-la num tempo em que era considerada a terceira cidade mais importante de Pernambuco. Conheci o professor José Barbosa, uma grande pessoa na cidade, que modificou minha vida, fez reconhecer sobres os valores, a importância do conhecimento e participação efetiva com o povo, com os mais pobres e, sobretudo, me deu um despertar muito grande em relação à minha segunda profissão que é a literatura”.

Ao final de suas palavras, o homenageado recordou da viagem de Limoeiro a Recife, de como a medicina chegou em sua vida e da alegria de receber o Título. “Cheguei no Recife em 1969, e foi aquele deslumbramento. Ou um alumbramento, na linguagem de Manoel Bandeira. Sempre vivi em Limoeiro e imaginava, nas minhas tardes de contemplação, como chegava no Recife. Eu tenho que acompanhar esse rio Capibaribe de todo jeito. E assim foi a viagem para o Recife: a mais difícil, a mais bonita e mais significativa. Comecei e estudar Medicina e senti que tinha que cuidar das pessoas. Medicina é uma missão e uma doação. E assim começou o meu sentimento com a minha profissão. Quero agradecer a todos por esse momento e encerro minhas palavras citando Austro Costa, no poema Capibaribe, Meu Rio: Capibaribe, meu rio, espelho do meu sonhar. Meu velho Capibaribe, meu irmão de sonho e amor (...) Tu corrias para o Oceano, eu corria para o Amor... Por te ouvir, que triste engano! Triste, mas encantador”.

No final do evento, Zé Neto disse que a Casa de José Mariano fez uma  justa homenagem a Maurílio Rodrigues. Destacou que para exercer  "a medicina tem que haver vocação e Maurílio é sinônimo disso. Quero aqui dizer que a Casa faz esse reconhecimento, por meio do vereador Osmar Ricardo, por unanimidade. Parabéns para o mais novo recifense”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 24.03.2023