Práticas abusivas bancárias e superendividamento são debatidos em palestra
Lucas Bandeira de Mello demonstrou uma pesquisa realizada pela Serasa que coloca quase metade da população do país como endividada. “E o grande responsável é o cartão de crédito com 29,61%. O crédito consignado também é um fator de endividamento já que os idosos são atraídos por essa modalidade. São mais suscetíveis e atingidos com as ligações constantes em suas residências, além da acessibilidade ao crédito ser maior, agravando, assim, ainda mais o endividamento”.
O assessor jurídico do Procon-Recife explicou o conceito do superendividamento, de como o órgão pode ajudar e citou a Calculadora do Cidadão, no site do Banco Central, que serve para esclarecer sobre os reais cálculos da dívida que o consumidor tenha. “Disponibilizamos ações de como orientar o público em relação às dívidas e abrir as denúncias que o público desejar. Um fator preocupante, e que deve ser considerado, é o superendividamento. O superendividamento é a impossibilidade do consumidor, de boa-fé, de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo. E como auxílio nesses casos, o Procon realiza a triagem, análise das documentações, até chegarmos à audiência de conciliação. A maioria dos casos envolve dívidas com concessionárias de serviços públicos, cartões de crédito e empréstimos. São situações muito difíceis e, para isso, disponibiliza-se também atendimento psicológico. Uma outra grande ajuda para os consumidores, até para saber se sua dívida está calculada corretamente pela agência bancária ou outro tomador de empréstimo, é promovida pelo Banco Central que disponibiliza no site www.bcb.gov.br , na parte da Calculadora do Cidadão”.
Já o secretário-executivo do Procon Recife, Pablo Bismack, ressaltou que o órgão disponibiliza aos consumidores o WhatsApp (81) 3355 3286 e o site procon.recife.pe.gov.br. As denúncias, segundo ele, podem ser efetuadas no e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. “As reclamações podem ser realizadas através destes meios e uma cartilha foi elaborada expondo os direitos do consumidor com dicas valiosas, principalmente em relação ao consumo pós pandemia do coronavírus, diante do grande aumento das compras virtuais”.
A Diretoria Administrativa e a Divisão de Pessoal da Câmara do Recife destacaram a importância da informação para que o consumidor se proteja de práticas abusivas. A assistente social Sandra Melo, do Psicossocial, da Divisão de Pessoal, destacou o Dia do Consumidor e disse que a preocupação é promover ações que contribuam para o bem estar das pessoas. “A pesquisa atual sobre o endividamento em Pernambuco cita que 84% estão endividados. Então, nós somos uma amostra porque essa realidade permeia a sociedade. É algo muito sensível porque atinge relações interpessoais e saúde mental. A importância da temática específica se deu por essas observações”.
Dia do Consumidor - No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor em razão de John F. Kennedy, em 1962, ter discursado sobre o tema. Na ocasião, ele destacou o direito à segurança, o direito de ser informado, o direito de escolher e o direito de ser ouvido.
Procon Recife- O órgão atende presencialmente na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, bairro da Boa Vista e, também, nos Compaz Dom Helder Câmara (Coque), Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha).
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 16.03.2023