Pretas Juntas celebra datas importantes e faz convite para audiência pública
Ao tratar especificamente do Dia Mundial do Grafite, a vereadora Pretas Juntas disse que “a trajetória dessa linguagem artística que ganhou popularidade na década de 70 através do movimento Hip Hop”, vem despertando muita atenção no Recife. “Essa é a expressão cultural que colore ruas. Os desenhos e ilustrações são uma forma de expressão pessoal, mas sobretudo de grupos jovens, negros e periféricos que abordam temáticas diversas como cidadania, respeito, diversidade religiosa, sendo o Grafite uma importante ferramenta de inclusão social”, disse.
Segundo a parlamentar, alguns coletivos da cidade trabalham para que expressões como “os bombs e tags”, (técnicas da arte do grafite) sejam respeitadas. Ela citou que no Recife há diversos coletivos que colocam em prática o grafite, como: o Cores do Amanhã, o PixeGirl, o Pão e Tinta; e o MangueCrew. “Esses grupos e tantos outros estão se organizando num novo Sindicato do Grafite para reivindicar os seus direitos como artistas e mobilizadores culturais que são. Um salve para essa coletividade”, afirmou.
Já sobre o Dia da Conscientização Sobre Epilepsia, comemorado no dia 26 de março, ontem, Pretas Juntas convidou para uma audiência pública que será realizada na terça-feira (28), no plenarinho da Casa, com o objetivo de entender em que condições as pessoas com epilepsia vivem no Recife.
Ela fez três questionamentos que considera "cruciais para entendermos as situações das pessoas e famílias que convivem com a epilepsia" e para que se tenham “condições de propor ações de fiscalização e incidência no campo legislativo”. Os questionamentos foram: “Como têm sido feitos os diagnósticos?”; “Como têm sido acolhidas as pessoas diagnosticadas e suas famílias?”; “Existe, na cidade do Recife, unidades de atendimento especializadas?”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 27.03.2023