Ronaldo Lopes discute requerimento pedindo continuação de serviço de emergência de upinha

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) discutiu o requerimento 2544/2023, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretária de Saúde do Recife para providenciar a continuidade do atendimento de emergência na Upinha Hélio Mendonça 24 horas, localizada no bairro do Córrego do Jenipapo, na Zona Norte. O requerimento foi aprovado na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (28). “Temos informação de que a Upinha deixará de ser 24 horas. Circula na comunidade que ela foi divulgada pelo Distrito Sanitário 7. Essa restrição começaria a partir de 1º de abril”, afirmou.

De acordo com o vereador, se o serviço de urgência da upinha for fechado irá superlotar as Upas da Caxangá e de Nova Descoberta, além da unidade de saúde Barros Lima, para onde escoará a demanda que hoje está concentrada no Córrego do Jenipapo. “Nossa função aqui, como vereador, não deveria ser estar pedindo a manutenção de um serviço de saúde, mas, pelo contrário, pedir o aumento da assistência”, afirmou Ronaldo Lopes.

Ele disse estar apreensivo com a notícia e que esteve, antes da reunião plenária desta terça-feira, na Secretaria de Saúde do Recife, com os representantes do Córrego do Jenipapo para entregar um ofício solicitando a permanência do atendimento de emergência da Upinha. “A remoção desse atendimento vai prejudicar a população e também a Upinha, que deixará de ser uma referência municipal. Também vai ocasionar o aumento do número de pacientes em outras unidades”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.03.2023.