Samuel Salazar entrega Título de Cidadão do Recife ao empresário Josberto Raimundo da Silva

Em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (23), o vereador Samuel Salazar (MDB) entregou o Título de Cidadão do Recife ao empresário Josberto Raimundo da Silva, que é natural do município de Frei Miguelino-PE, nacionalmente conhecida como a “Cidade dos Garçons”. O empresário recebeu a comenda porque “desempenha um esmerado trabalho no ramo gastronômico, colaborando com o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, segundo o parlamentar.

A solenidade foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife, que compôs a mesa com o vereador autor do Decreto Legislativo; o homenageado; o desembargador Frederico Neves, segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; e o vereador Anaceto Lima, do município de Frei Miguelinho. Após a execução do Hino Nacional, que é praxe nessas solenidades, o presidente convidou Samuel Salazar para ocupar a tribuna e fazer suas colocações. Ele disse que a homenagem foi feita a partir de uma solicitação do deputado Aloísio Lessa.

“É com grande satisfação que estamos aqui reunidos nesta sessão solene para homenagear um cidadão que, com sua trajetória de vida e trabalho, contribuiu significativamente para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Samuel Salazar, acrescentando que Josberto Raimundo da Silva é seu amigo pessoal, conhecido como Beto Silva, e que ele é um exemplo de dedicação e perseverança.

Samuel Salazar contou a história pessoal de Joseberto e disse que “Beto enfrentou as dificuldades da sua cidade natal e buscou novas oportunidades em São Paulo, onde se destacou no ramo de restaurantes como garçom. Com muito esforço e determinação, trabalhou em estabelecimentos famosos, até retornar para Pernambuco, se tornando sócio do Grupo Dias”.

Ainda de acordo com Samuel Salazar, o mais novo cidadão recifense é um profissional habilidoso e comprometido com a gastronomia. “Ele é reconhecido por seu esmerado trabalho, tendo recebido a honraria de ‘Maître Expressão Pernambuco’ pelo Caxangá Ágape, em 2018. Sua dedicação e zelo contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do município”. Hoje, na empresa Tio Armênio, Josberto da Silva oferece emprego a cerca de 50 pessoas.

O vereador Samuel Salazar acrescentou que Josberto Raimundo da Silva não é apenas um profissional exemplar. “É também um homem de família dedicado, tem 47 anos, é esposo da senhora Célia Jane e pai de trigêmeos. Com essa honraria, estamos reconhecendo não apenas sua contribuição para a gastronomia pernambucana, mas também celebrando a pessoa que ele é, um cidadão que valoriza a família e a comunidade”. O vereador observou, ainda, que a honraria representava também “uma afirmação do comprometimento e amor de Beto Silva pelo Recife e pelos recifenses”.

Romeirinho Jatobá quebrou o protocolo para saudar a família do empresário e também convidou o filho do homenageado, o jovem Samuel Elias, para dar um depoimento surpresa na tribuna. “Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus em nome de nossa família. Todos sabemos como meu pai é um guerreiro e merecedor deste título. Ele trabalha com carinho e dedicação ao que faz. Nunca serviu com ganância, mas pela importância de fazer o que ama. Por conta disso, merece esse reconhecimento dos amigos. Todos te amamos. Pai, parabéns por ser este homem honesto, trabalhador e humilde.”

Na sequência, Samuel Salazar entregou o Título de Cidadão do Recife a Josberto Raimundo da Silva, constituído de um diploma e uma medalha. Ao ocupar a tribuna para fazer o discurso de agradecimento, ele disse que estava emocionado e que era motivo “de orgulho ser agraciado com o Título de Cidadão. Eu, que já era recifense, pelo amor que devoto a esta cidade, sou agora recifense duas vezes”.

Josberto Raimundo da silva contou sua história e disse que ela começou em Frei Miguelinho, a 160 quilômetros do Recife. “Tenho muito orgulho da minha cidade natal e de ser pernambucano do Agreste. Meu pai é Severino, como minha mãe também era. Sou o sexto filho do casal. A vida difícil da minha família me levou a trabalhar desde cedo. Na minha infância não pude estudar. Ainda criança eu já cortava capim e domava bichos. Mais adiante, sai da fazenda, fui trabalhar numa padaria”.

Um irmão que já morava em São Paulo e trabalhava como garçom, o levou para aquela cidade. Lá, Josberto começou a trabalhar também como garçom. Realizou um trabalho para o restaurante Bargaço, em São Paulo, e assim voltou para o Recife, onde construiu sua carreira profissional. “Aqui, fiz amizades profundas e duradouras”. Trabalhou em diversos restaurantes e, finalmente, saiu do Restaurante Douro para o Grupo Dias. Hoje, ele tem participação societária no Tio Armênio, do Shopping Plaza.

“Como os senhores podem ver, a minha história é simples, como um prato de feijão e arroz. Mas o tempero é bom. Ele é composto de honestidade, de crença em Deus e na bondade humana, amizade sincera, princípio de honraria, gratidão e sinceridade”.

Romerinho Jatobá parabenizou Samuel Salazar pela homenagem. “Eu costumo dizer que a Câmara do Recife tem prerrogativa importante de reconhecer quem serve a esta cidade. Falar de Beto e de servir é quase um sinônimo. O que Beto faz é servir de bom coração e com leveza. O vereador Samuel Salazar teve a oportunidade de conceder este justo título e eu o parabenizo pela iniciativa”. Em seguida, ele convidou a todos para acompanhar o hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 23.03.2023.