Sindicato dos Estivadores de Portos de Pernambuco celebra 132 anos em reunião solene
O vereador Osmar Ricardo disse, na tribuna, que era muito importante o evento ser realizado na Câmara Municipal do Recife e enalteceu a história do Sindicato. “Hoje é um dia de grande importância para o movimento sindical estivador em Pernambuco porque é o sindicato mais antigo da América Latina. Tem toda uma construção política, a democracia, do direito de formação do sindicato que não existia, só depois na Constituição de 1988. Os sindicatos com servidores públicos municipais, federais e estaduais puderam ser fundados só depois, mas é imprescindível buscar essa história muito bonita da instituição no decorrer do tempo”.
O parlamentar ressaltou a união dos que compõem o Sindicato dos Estivadores de Portos do Estado de Pernambuco, por apresentar uma chapa única nas últimas eleições. Ele também destacou nomes que estiveram à frente da instituição e contribuíram para o desenvolvimento da categoria, além de enaltecer a presença feminina. “A chapa única nessa última eleição mostra a unidade dos trabalhadores. Conheci os trabalhos dos que já passaram pelo sindicato, como Adeildo Paraíso, Ivo, Waldir Ferreira, José Gomes; Francisco Castro, Odacir Bezerra, enfim, todos esses, e muitos outros nomes, fizeram história e construíram a defesa dos trabalhadores. O sindicato progrediu, trouxe sócios, fez concurso e hoje tem vários estivadores concursados. Dentre eles, cinco mulheres guerreiras dentro do quadro. É um sindicato respeitado no Brasil todo. Fico muito feliz por estar aqui hoje homenageando o sindicato e todos aqueles que o fazem".
Após as palavras de Osmar Ricardo, foi exibido um vídeo institucional do Sindicato e 16 nomes de profissionais foram citados para receberem um diploma.
Josias Martins Santiago, presidente do Sindicato dos Estivadores do Estado de Pernambuco exaltou o valor de cada estivador integrante da entidade e detalhou a história de luta na fundação da instituição. “Essa honrosa homenagem contempla todos os estivadores, mas, principalmente, a todos que contribuíram com a história que hoje nos debruçamos para homenagear. Fundado em 19/03/1891 completa 132 anos de existência e enfileirou outras categorias por melhores remunerações, vida digna, amparo social, profissionalismo, dentre outras conquistas do fruto do trabalho das atividades do sindicalismo. Os Estivadores de Pernambuco de 1891 não só fundaram o sindicato, como a Caixa Beneficente dos Estivadores e o Clube das Pás. O SINDESTIVA surgiu em um momento sombrio, de perseguição, após a publicação da Lei Áurea em 1888. Três anos após, os estivadores se reuniram para fundar uma entidade que os representasse. Muitos trabalhadores fundadores eram egressos do regime de escravidão e já se organizavam pela luta de seus direitos, liberdade e melhores condições de trabalho”.
Segundo Josias Santiago, o Sindicato dos Estivadores fez surgir o sindicalismo no Brasil e na América Latina. Ele também recordou a época difícil da pandemia. “O Sindicato teve a sua primeira greve geral, em 1907, quando lutava por melhores condições de trabalho e remunerações, num momento em que muito desemprego e perseguições aconteciam. E mais recente, no período de pandemia, muito difícil, tenebroso, com muitas mortes, os trabalhadores portuários não pararam. Nós conseguimos manter o abastecimento, o crescimento da economia, o Produto Interno Bruto (PIB) e a balança comercial do estado e Brasil. Quero terminar minhas palavras agradecendo os vereadores Rinaldo Junior e Osmar Ricardo. Uma categoria de trabalhadores portuários, fundada há 132 anos, é a primeira vez que recebemos uma homenagem de um Poder Legislativo na cidade do Recife. Em nome do Sindicato dos Estivadores dos Portos do Estado de Pernambuco; da Caixa Beneficente dos Estivadores de Pernambuco; Associação dos Estivadores Aposentados de Pernambuco e demais sindicatos aqui presentes, o nosso muito obrigado”.
A orquestra de Frevo Beberibe, sob a regência de Alexandro Paraíso, também estivador, fez diversas apresentações musicais durante a solenidade. Ao finalizar o evento, Rinaldo Junior confessou que pediu para o vereador Osmar Ricardo presidir a solenidade diante da ligação emocional familiar que tem com os estivadores. “Eu implorei a Osmar Ricardo para permitir que presidisse essa reunião porque tenho uma relação com essa categoria. Sou neto de um trabalhador, analfabeto, que garantiu o sustento da sua família trabalhando na beira do cais. Meu avô, José Mário de Lima, foi consertador. Ele cuidou e sustentou a sua família. A primeira bolsa de escola que eu ganhei foi do salário do meu avô trabalhando na beira do cais. Por isso, fiz questão de estar aqui hoje”.
Mesa- Compuseram a mesa da solenidade: Severino Francisco dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Portuários do Estado de Pernambuco; Victor Welvesley, presidente do Sindicato dos Conferentes de Pernambuco; Fernando Marcelo, vice-presidente da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (FENCCOVIB).
Homenageados:
JOSIAS MARTINS SANTIAGO
RAFAEL COSTA DA SILVA
MOACIR NEMÉZIO FERREIRA
IVO CLAUDINO DE OLIVEIRA
WESLEY RODNEY SILVA ALBUQUERQUE
CRISTIANO SOUZA DAS NEVES
ALEXANDRE PINTO DE OLIVEIRA
ANTÔNIO SOUZA VIEIRA
ALEX PINTO DE OLIVEIRA
ALEXSANDRO PARAIZO DO NASCIMENTO
MIZEQUIAS MENEZES DE ASSIS
CLAÚDIO INGRÁCIO DE OLIVEIRA
MARCONE PEDRO DE SOUZA
FAGNO MÁRIO DOS SANTOS
MÁRCIO DA SILVA PRAZERES
UIGLISSON BEZERRA DA SILVA
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 17.03.2023.