Solene homenageia Dia Nacional do Circo e Dia Internacional do Teatro

Diversos artistas do cenário cultural compareceram à Casa de José Mariano para prestigiar a reunião solene em homenagem ao Dia Nacional do Circo e ao Dia Internacional do Teatro, celebrados na data desta segunda-feira, 27 de março. O evento foi promovido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e a vereadora Pretas Juntas (PSOL) presidiu a solenidade.

Cida Pedrosa enfatizou, em seu discurso, que sonha que o teatro e o circo sejam acessíveis para toda a  cidade do Recife. “Que seja um direito de todas as pessoas e que o circo e o teatro cheguem em todos os lugares. Que os artistas, produtores e técnicos não apenas vivam, mas sobrevivam, de forma justa dos resultados dos seus trabalhos. Este é um desafio que não pode ser somente meu, mas de todas as vereadoras e vereadores que fazem essa Casa de José Mariano. Uma cidade sem seus artistas, sem sua cultura, ela simplesmente não tem identidade. E ela se aproxima de um saco vazio. Porque é dentro da construção dos projetos de felicidade e de humanização que a arte traz, que a liga do nosso povo acontece. Sonhamos com a cidade em que toda pessoa tenha direito e acesso à cultura, um bem inalienável e intransferível”.

A parlamentar ressaltou a importância da coletividade e das leis que beneficiam os setores da cultura. “Que todas as trabalhadoras e os trabalhadores tenham o seu território de trabalho preservado. Isso é uma luta de coletividade. Nada se construirá na individualidade e no isolamento. Por isso, propomos: juntem-se. Temos certeza de que algumas pessoas podem estar cansadas, mas este é um tempo de novas possibilidades. A gente sabe o quanto o teatro e o circo aqui são fortes, o quanto vocês já se organizaram nos movimentos e coletivos. Estamos num momento de reconstrução com várias oportunidades como a lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo e com um novo Ministério da Cultura. Vamos jogar a poeira do cansaço e acreditar. E, finalmente, queremos reforçar o nosso agradecimento a quem está aqui hoje. Obrigada a todos e todas”.

Após as palavras de Cida Pedrosa, a atriz Hilda Torres dirigiu-se à tribuna e recitou uma poesia de Rafael Barrett. Depois que a artista concluiu sua fala, 41 pessoas do teatro e do circo foram chamadas para receber um diploma das mãos da vereadora Cida Pedrosa.

Representando os homenageados do circo, Fátima Pontes disse que as artes circenses, atualmente, têm uma ampla cadeia produtiva na cidade e no Estado e que essa produção precisa cada vez mais ser reconhecida. “Com políticas de fomento, criação, difusão e formação. Falo por todos os artistas produtores, gestores e circos itinerantes. São guerreiros e guerreiras na resistência dessa arte milenar, que é a arte da magia, proeza, encantamento do lúdico, superação de desafios da resistência e do amor infinito. Quem faz circo sabe o que isso significa: amor. Porque o circo é essa arte da audácia onde se vai ver as pessoas fazerem o insólito. Temos muito avanços na área, principalmente a partir da participação popular da classe. Mas, para isso, estamos sempre atentos e fortes lutando por dignidade e respeito pelo nosso fazer”.

Por sua vez, caracterizando os homenageados do teatro, o ator Luís Felipe Botelho agradeceu o reconhecimento a todos os  artistas presentes, que representam “não apenas uma arte enraizada na essência da humanidade, mas toda uma classe de criadoras e criadores da arte cênica”. Para ele, todos os dias são dias de teatro. Segundo o ator, o teatro “é a própria vida, ele transcende o espaço e o tempo”, e é eterno. “E será enquanto existirmos. Assim é esta arte, desde a primeira representação em tempos desconhecidos. Que o teatro seja o nosso alimento. Nossa força. Nosso farol. Seja como seres humanos, plateias, artistas. Só isso e isso tudo. Teatro mais que amado, eu te agradeço. Abençoado seja para sempre”, finalizou.

O secretário-executivo da Cultura do Recife, André Brasileiro, expôs que falar de teatro e do circo é falar da resistência diária e da luta pela liberdade de criação e pensamento. Na ocasião, ele lembrou que a lei que institui o Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) foi aprovada pelos vereadores da Câmara do Recife e representa um avanço na cultura. Lembrou que o ano passado foi um ano de retomadas de festivais, a exemplo do Festival de Dança e da Mostra de Circo. “Vale muito salientar a importância destes eventos, mas precisamos nos preocupar com a importância da formação desses eventos para as artes cênicas. Precisamos nos preocupar com a troca dessa conversa que precisamos ter", afirmou. "A união nossa é muito importante. Muitas coisas têm acontecido e muitas outras coisas ainda precisam acontecer. Viva o teatro, viva o circo, viva  a dança e  viva a arte".

Para finalizar a solenidade, a vereadora Pretas Juntas, que presidiu a reunião, agradeceu ao convite para presidir o evento e destacou a importância das expressões artísticas para a cidade. “Podemos ver todas as nossas potencialidades da criatividade, força e habilidade, o que nos mostra a resistência, principalmente, após uma pandemia. Durante o isolamento nós vimos como a arte nos salva e é essencial para a nossa saúde mental e física”, falou.  

Homenageados (as):

1 - HILDA TORRES
2 - LEIDSON FERRAZ
3 - EDIVANE BACTISTA
4 - JOÃO DENIS ARAÚJO LEITE
5 – CIRA RAMOS
6 - PAULO DE CASTRO
7 - CARLA VALENÇA
8 – RONALDO CORREIA DE BRITTO
9 - IVONETE MELO
10 - PEDRO PORTUGAL
11 - PAULA DE RENOR
12 - ALEXSANDRO SILVA
13 - FÁTIMA PONTES
14 - BÓRIS TRINDADE JÚNIOR
15 - SHARLENE ESSE
16 - RUY AGUIAR
17 - WILLIAMS SANTANNA
18 - DONA IRACEMA (Dona Meire)

19 - RUDIMAR CONSTÂNCIO
20 - SIMONE FIGUEIREDO
21 - VALDIR OLIVEIRA
22 - CÍCERO BELMAR
23 - AUGUSTA FERRAZ
24 - ANDRÉ BRASILEIRO
25 - FÁTIMA AGUIAR
26 – CARLOS LIRA
27 – DANIELA TRAVASSOS
28 – JOSÉ FRANCISCO FILHO
29 - NANÁ SODRÉ
30 – DIDHA PEREIRA
31 - BRENO FITTIPALDI
32 – CHOPELLY SANTOS
33 – PAULO DE PONTES
34 – JOSÉ BRITO
35 - IVANA MOURA
36 – MANOEL CONSTANTINO
37 - QUIERCLES SANTANA
38 - LUIZ FELIPE BOTELHO
39 – GEORGE FONTES
40 - WALMIR CHAGAS
41 - EMANUELLA DE JESUS

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra. 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 27.03.2023