Tadeu Calheiros cobra piso da enfermagem e nomeação de otorrinolaringologistas
Ao plenário, o vereador afirmou ter recebido alertas de uma associação de otorrinolaringologistas sobre as dificuldades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acessarem os serviços desses profissionais na rede municipal, devido à diminuição da oferta. E, de acordo com ele, há apenas um serviço público de urgência da especialidade, mantido pelo Governo do Estado.
“A despeito de a gente lutar para que se aumente, porque houve crescimento populacional e maior procura pelo SUS com o ocorrido pela crise econômica, os serviços de otorrinolaringologia diminuíram em relação a anos anteriores. Há vagas a serem preenchidas em locais em que já existe atendimento desses profissionais”, contextualizou. “Temos profissionais concursados, aprovados, aguardando e querendo trabalhar”.
Ao tratar do piso dos profissionais de enfermagem, Calheiros disse que “basta ter vontade política” para implementá-lo em todos os níveis de governo. Aprovada pelo Congresso em 2022, a lei que estabelece as remunerações foi suspensa liminarmente pelo Supremo Tribunal Federal para análise dos seus impactos. “Não estamos falando de super salário. Ainda está abaixo do que merece. E eu não estou vendo mobilização. Aqui, a gente faz um clamor para que os nossos governantes apliquem o piso da enfermagem. A Prefeitura do Recife pode implantar o piso. O Governo do Estado e o Governo Federal também podem”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 20.03.2023