Victor André Gomes sugere melhorias em passagem de pedestres na obra da Agamenon Magalhães

O vereador Victor André Gomes (União Brasil) demonstrou preocupação em relação à passagem de pedestres diante da execução de obras que estão sendo realizadas, na avenida Agamenon Magalhães. O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (20).

“Entendo que a cidade vem passando por melhorias e essa obra na avenida Agamenon Magalhães vem, realmente, tentar buscar avanços na nossa mobilidade urbana. É um serviço que vai precisar de muitos recursos. O planejamento acompanhei, de fato, e trará muitos benefícios para nossa cidade. O que não podemos permitir é uma passagem não adequada feita para que o pedestre saia das proximidades da lanchonete McDonald’s e vá para o Parque Amorim, onde fica o supermercado Bompreço. Os pedestres e ciclistas dividem a sua vida ali. É preciso proteger os pedestres que ali estão. Uma divisão foi colocada, mas as pessoas estão correndo um risco muito grande”.

O vereador fez um apelo para que a Prefeitura tente adequar uma área para o pedestre na Agamenon Magalhães e confessou que vem recebendo críticas. “Fica aqui o meu apelo à Prefeitura do Recife para que possa viabilizar um paliativo porque não pode continuar do mesmo jeito. Tenho certeza de que todos os vereadores e vereadoras devem ter contato direto com suas próprias redes sociais, e eu recebo muitas críticas sobre essa dificuldade de circular no local. A faixa de pedestre, mesmo que temporária, está apagada e o pedestre não consegue entrar na calçada na região do McDonald’s. Temos que pensar nas pessoas que têm dificuldade de locomoção as quais já têm uma lentidão em caminhar normalmente”.

No aparte, Rinaldo Junior (PSB) citou que viu a obra e destacou que a empresa executora dos serviços deveria ter feito um melhor acesso aos pedestres. “Eu passo pelo lugar e vejo o transtorno na circulação, principalmente para as pessoas com dificuldade de locomoção. Acredito que isso é de responsabilidade da empresa que ganhou o contrato, mas a Prefeitura desta cidade não vai se eximir. Vou procurar a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para buscar uma solução. É uma região que há muito tempo não tem uma intervenção e será uma obra importantíssima para todos os recifenses”.

O vereador Gilberto Alves (Republicanos) ressaltou que outras capitais já adotam alguns procedimentos padrões, mesmo que momentaneamente, para minimizar as dificuldades de locomoção em obras. Ele também sugeriu a elaboração de um projeto que possa garantir a segurança de pedestres.  “São cidades que adotam procedimentos que asseguram, sobretudo, segurança àquelas pessoas que tenham uma redução na mobilidade. Talvez fosse o caso, e eu quero alertar aqui, de sugerir que quando a Prefeitura fosse contratar ou licitar uma intervenção como essa, que a empresa pudesse apresentar uma proposta, também, em relação aos transeuntes. Garantindo, assim, um mínimo de segurança para os que passam naquele local. Esse é um debate que precisa ser feito, sim. Se for o caso, até podemos discutir uma lei que venha impor esse zelo com a mobilidade das pessoas”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 20.02.2023.